Qual Orixa rege a linha de ciganos?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
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Outros orixás que também sustentam os trabalhos do ciganos na umbanda são Ogum e Iansã, que são orixás do ar e do fogo e que se relacionam com o que os ciganos acreditam e trabalham.

Na Umbanda eles trabalham principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebem oferendas de flores e frutas e suas giras são sempre alegres com danças e música.

Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.

Egunitá (também chamada de Oro-Iná ) é considerado um orixá feminino associado ao mistério do Fogo, na vertente de Umbanda, denominada de Umbanda Sagrada. Embora não seja consenso entre todos os umbandistas, tem culto sincretizado à Santa Sara Kali.

Vela branca, é ideal para fazer uma limpeza espiritual e pedir pela nossa saúde e paz. É dia de vela verde e promove a fertilidade, o sucesso, a prosperidade e a abundância. Vela vermelha para pedir coragem, paixão e poder. Vela roxa, é um ótimo dia para afastar o mau-olhado e pedir proteção.

A tradição, como continuísmo eterno, sobrepõe-se ao azul e ao verde, com os seus aros representando a força do fogo, da transformação e do movimento. O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando libertação e liberdade.

São sutis, delicados, amorosos, práticos. Gostam da dança embaladas pelos Banjos, da comida farta, gostam de reunir sua "Kumpanía" em volta de suas fogueiras, ou seja, gostam da fartura e da liberdade.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

A incorporação acontece de forma suave e rápida, sem os sacudimentos corporais típicos de outras linhas, que marcam bem a chegada e a partida dos espíritos, depois da chegada de todos os médiuns e da médium líder da linha de ciganos autorizar o início da festa.

24 de maio

Todos os anos, na madrugada de 24 de maio, milhares de ciganos dos quatro cantos do mundo reúnem-se para fazer a sua homenagem.

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade.

Ancestralidade e migração
A evidência genética sugere que essas pessoas provavelmente são descendentes de grupos do norte da Índia, e os especialistas acreditam que eles começaram a migrar para fora desta região há cerca de 1.500 anos atrás.

Talvez a falta de oportunidades de emprego tenha sido a causa do seu destino artístico. Eram enxotados e então se mudavam, levando novidades dos lugares de onde vinham.

Ogum Sete-Lanças: Ligado a Ogum Matinata e Sete-Espadas usa vermelho apenas, roda cruzando o terreiro. Ogum Sete-Mares: Ligado a Ogum Beira-Mar e Ogum Sete-Ondas, cuida dos Mares usa azul bem escuro e vermelho. Ogum de Ouro: Trabalha com Ogum de Lei e Ogum das Pedreiras, Usa Vermelho e Amarelo. Vibra com Iansã.

Na Umbanda Sagrada ela é evocada para purificar os seres viciados, para purificar magias negras, de sentimentos de injustiças e paixões humanas que estão em exageros, além de ser a orixá que rege a linha dos ciganos. Saudação: Kali-, Minha Mãe! (Salve a Senhora Negra, Minha Mãe!)

Sara Kali é a padroeira do Povo Cigano e é considerada santa pela Igreja Católica, a qual a canonizou em 1712, apesar de seu culto ser pouco divulgado pela Igreja. O que se sabe é que Sara era escrava e teria convivido com Jesus, tendo sobrevivido a um atentado no mar, graças a sua fé.

Oroiná (Egunitá) é Orixá que aplica a Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados. É regente do Fogo e da Justiça Divina que purifica os excessos emocionais de quem está em desequilíbrio, desvirtuado e viciado em algo ou alguém.