Qual orixá rege a linha de Boiadeiros?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Ogum

A linha de boiadeiros é sustentada, num dos seus mistérios, pelo Orixá Ogum. Por isso, eles são verdadeiros "soldados" que vigiam tudo o que acontece dentro do campo da lei maior, estando sempre prontos a acudir os necessitados.

BOIADEIRO MENINO, BOIADEIRO DA CAMPINA, BOIADEIRO BUGRE E MUITOS OUTROS TIPOS DE BOIADEIROS, SENDO QUE ALGUNS ATÉ TRABALHAM MUITO PRÓXIMOS AOS EXUS. SUAS CANTIGAS NORMALMENTE SÃO MUITO ALEGRES, TOCADAS NUM RITMO GOSTOSO E VIBRANTE.

O seu dia da semana é a terça-feira.

Costumam proteger demais seus médiuns nas situações perigosas. São verdadeiros conselheiros e castigam quem prejudica um médium que ele goste. “Gostar” para um boiadeiro, é ver no seu médium coragem, lealdade e honestidade, aí sim é considerado por ele “filho”. Pois ser filho de boiadeiro não é só tê-lo na coroa.

CABOCLOS DE OBALUAÊ
Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d'Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.

Tome seu banho normal de higiene e depois despeje a água do banho de ervas do pescoço para baixo, em silêncio, e se possível em prece. Procure secar-se naturalmente, evitando usar toalha, para que a energia das ervas fique em seu corpo por mais tempo.

O que mais agrada um Boiadeiro é uma boa comida da roça, bebidas simples, mas sem dispensar as iguarias do povo mais moderno, afinal, já passaram necessidades suficientes para não precisar mais se privarem de uma boa cervejinha se assim lhe forem ofertados.

Os boiadeiros na umbanda, também conhecidos como caboclos na umbanda, são espíritos de pessoas que quando vivas trabalharam com gado e com a terra nas fazendas brasileiras. São os boiadeiros, peões, vaqueiros, pessoas com essas profissões em vida.

Os Boiadeiros na Umbanda são guias espirituais que valorizam a natureza e que contribuem com o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente. Na verdade, eles foram pessoas evoluídas que possuíam laços fortes com a fauna e flora e, depois de desencarnados, resolveram continuar suas missões espirituais.

É um encontro on-line para festejar a cultura afro-brasileira presente nos terreiros. Mais especificamente, o festival celebra a manifestação do Samba de Caboclo. É partindo dele que o evento vai exaltar a cultura afro, que chegou ao Brasil e se misturou à cultura dos povos originários e dos sertanejos.

Iemanjá é a Yabá (Orixá Feminino) mais popular no Brasil. Junto com Oxum representa a Terceira Linha da Umbanda. Iemanjá simboliza o amor maternal e puro, a fertilidade e a abundância.

Saudação. “É da Bahia, meu pai!” O Santo que tem ligação direta com os Baianos é Padre Cícero, também conhecido como “Padin Ciço”, o sacerdote respeitado e cultuado pelo povo sertanejo.

Os baianos da umbanda compõem uma categoria de espíritos associada a personagens tipicamente nordestinos.

As giras com as quais mais se identifica são as de esquerda, onde Exus e Pombagiras pedem passagem para trabalhar através dos médiuns. Mas não é só Uriel que tem esse apreço por essas entidades. As giras de esquerda nos terreiros tendem a ser as mais cheias e concorridas.

Sua fama de bom Boiadeiro correu todo o sertão e ele passou a ser chamado de Boiadeiro Navizala. Ele era chamado para todas as festas da região. As moças suspiravam por ele, e os homens desejavam seu lugar de Boiadeiro mestre.

Para ser um bom motorista boiadeiro é preciso ter conhecimento e experiência como direção defensiva, noções de bem-estar animal, treinamento e cursos periódicos, ser integrado com a equipe envolvida na área.

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número: 13 (Odù éjì ológbon: razão).

Omolu formata a linha em que trabalham os Exús, já Obaluaê formata junto a Oxalá a linha em que trabalham os Pretos Velhos.

Ele, na linha da Geração, que é a sétima linha de Umbanda, forma um par energético, magnético e vibratório com nossa amada mãe Yemanjá, onde ela gera a vida e ele paralisa os seres que atentam contra os princípios que dão sustentação às manifestações da vida.

O Banho de boiadeiro contém Para tudo, Assapeixe, Alecrim, Erva de bicho, Cipó Caboclo, Erva de São João, e Guiné para iniciar um projeto e ter espírito vencedor.