Qual Orixa rege a linha de baianos?

Perguntado por: aoliveira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A Linha dos Baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos sacerdotes da Bahia e de outras regiões, tendo a regência direta do Orixá Iansã.

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

Saudação. “É da Bahia, meu pai!” O Santo que tem ligação direta com os Baianos é Padre Cícero, também conhecido como “Padin Ciço”, o sacerdote respeitado e cultuado pelo povo sertanejo.

Tradicionalmente, nos últimos dias do ano, baianos e turistas buscam por ervas para realizar o banho de folhas. Tipos, como a Guiné, abrem caminho e arruda fazem parte dos rituais.

A ideia dessa linha é mostrar que o baiano é o camponês que já está adaptado a cidade. Nesse momento ele contextualiza-se no campo de fé, para promover a acolhida a esse povo. A característica inclusiva da Umbanda compõe e legitima esses espíritos.

Alcoólicas e não-alcoólicas, bebidas como a batida de coco, guaraná axé e o licor de jenipapo fazem da gastronomia baiana um verdadeiro estudo do que há de melhor no mundo.

Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu ...

Água de coco, batida de coco, uma "branquinha", e a tradicional farofa, com acarajé, um peixe, ou qualquer coisa que só de sentir o cheiro nos remete a mágica Bahia de todos os santos. É pra lá que eu vou! Um convite a renascer para a alegria da vida, esta é a gira dos Baianos na Umbanda.

O dialeto baiano ou baianês é um dialeto do português brasileiro, de origem na região Nordeste do país (na cidade de Salvador), e falado no estado da Bahia, além do sul de Sergipe e do extremo norte e nordeste de Minas Gerais, além de regiões limítrofes.

Saudação aos Baianos
“Salve o povo da Bahia, Salve o Senhor do Bonfim!” ou “É da Bahia!”.

O banho de ervas Baiano e Baiana é feito com ervas premium selecionadas dentre as melhores para assegurar o melhor efeito. Composto por folhas de ervas de aroeira, arruda e levante.

Esse tipo de ritual é recomendado para quem vai ou volta de um local com energias densas, pois os poderes reunidos das ervas em combinação com o sal grosso resultam de um descarrego com limpeza espiritual.

Exemplo de uso da palavra Soteropolitano:
Todos que nascem na cidade de Salvador da Bahia são chamados de soteropolitanos. Agueles que nasceram no Estado da Bahia são chamados de baianos.

Bater um baba: o mesmo que bater uma bola, jogar futebol. Migué: significa "mentira". Migueloso(a): usada para indicar alguém que gosta de enrolar, enganar os outros. Brocar: gíria para fazer sucesso, arrasar, mandar bem em algo.

Acarajé

O Acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. É difícil achar um soteropolitano que abra mão de um Acarajé em uma tarde de sábado.

“O baiano é hospitaleiro e simpático”, diz. “Essa coisa da alegria, o jeito de tratar as pessoas com familiaridade, de ter um coração muito grande, são características do baiano e se destacam até internacionalmente.

Oxum

Para 2023, Oxum, divindade das águas doces, protetora da fertilidade, da gestação e do poder feminino, apareceu em várias listas apresentadas pelos religiosos como a Orixá que reinará o ano.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.