Qual orixá que tem cobra?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra.

É a cobra-arco-íris. Em nagô, é a mobilidade, a atividade. Uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado.

Orixá Oxumaré na Umbanda é representando por uma cobra arco-íris, que envolve a Terra com a sua cauda e assegura a integração do planeta e a renovação do Universo através das transformações.

A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria.

As cobras também são associadas à bruxaria porque os feiticeiros as utilizam para fazer magia negra para assustar ou ferir inimigos. Alguns quenianos acreditam que ver ou sonhar com uma cobra significa que você ou alguém amado vai morrer.

Os filhos de Oxumaré não apreciam a monotonia ou repetitividade no seu dia-a-dia, mulheres ciumentas, a mesma comida todo dia, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas (os aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ou irritantes ou mal-humorados.

Ao lado de cada bola, você irá espetar 1 cravo da índia, deixando uma bola sem. Nas bolas que você espetou os cravos, você também vai fincar em cima uma vela branca, de maneira que ela fique de pé. Acenda as velas e faça o seguinte agradecimento: “Oxumaré, Oxumaré, és tu o meu arco-íris.

Por essa lenda, é atribuído a Oxumarê o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha, não pode chover.

São Bartolomeu, por exemplo, é representado pelo orixá Oxumaré, no candomblé.

Cobra

Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê.

História de Iemanjá
Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.

Os filhos de Oxumaré são orgulhosos e gostam de ostentar, algo que os aproximam do clichê do novo rico exibicionista. Quando alcançam uma certa projeção social, podem se tornar orgulhosos e até mesmo arrogantes. Não caia na tentação de diminuir as pessoas que o cerca!

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

O Caboclo Cobra Coral, como todo caboclo, conserva a vibração primária de Oxossi, porém com grande atuação na vibração original da linha de Xangô. Cobra Coral é um índio tranqüilo e sábio, profundo conhecedor das magias e das curas.

indivíduo de mau olhado.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Convocando o orixá para uma audiência em seus palácios, Xangô utilizou da força de seus soldados para transformar Oxumarê em prisioneiro. Ao perceber a trama na qual tinha caído, a bela divindade chamou pela ajuda de Olorum. Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra.

Oxumaré na Umbanda
Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

Oxumaré e Oxum formam a segunda linha de Umbanda, a linha do Amor e da Concepção.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.