Qual Orixa que come ovo?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade. Por consequência, suas oferendas remetem à fecundação e um dos alimentos mais explorados para esse fim é o ovo.

O ovo (eyin) é o principal e maior símbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de purificação, iniciação, borís e ebós de propiciação e defesa.

Yemanjá: ìrésì pèlú eja: arroz com peixe por cima. Oxum: omolókun (omolucum): feijão fradinho com camarão seco, cebola, enfeitado com ovos. Yansã: àkàrà (acarajé): massa de feijão fradinho feito bolinho, frito no dendê. Xangô: àmàlà: quiabo em miúdos com camarão, cebola e dendê.

Para os yorubás, o Eyin (ovo) está relacionado à vida e à fertilidade.

Sonhar comendo ovo pode ter diferentes significados, dependendo do contexto do sonho. Em geral, os ovos simbolizam fertilidade, renascimento e criação de novas oportunidades. Comê-los pode indicar que a pessoa está se preparando para algo novo em sua vida, como um projeto, uma mudança de carreira ou um relacionamento.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

A casca do ovo é uma capa mineral fina (aproximadamente 350 micras de espessura), que protege o conteúdo do ovo contra impactos mecânicos, desidratação e contaminação por microorganismos (Nys et al., 1999; Hincke et al., 2012).

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Amalá: consiste numa espécie de papa feita com farinha de mandioca e água. Ambos são servidos ao orixá em alta temperatura. Afinal, Xangô é o dono do fogo.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Deburu ou guguru
Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

"O ovo é uma fonte muito rica de energia, possui nutrientes, vitaminas e sais minerais. E, o que é bom demais, uma unidade tem apenas 70 calorias".

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

Como fazer a limpeza espiritual dos ovos
Esfregue devagar o ovo por todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Ao terminar, quebre o ovo no copo com água. Isso vai permitir que você veja o que está ocorrendo em seu corpo e alma.

Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."

O costume de jogar ovos em alguém que está completando mais um ano de vida é mesmo um sinal de celebração e alegria, mas existe um motivo por trás disso. Se você quer entender melhor de onde vem esse hábito que se popularizou e segue vivo até hoje por algumas regiões, é melhor continuar a leitura.

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias (um ovo cozido de 100 gramas contém cerca de 155 calorias). Porém, uma omelete feita com pouco ou sem óleo também é uma opção interessante.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.