Qual orixá protege os filhos?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Assim como Oxum, Iemanjá também é uma orixá requisitada para assuntos do amor e é associada à compaixão e ao perdão. Ela é o próprio arquétipo da maternidade e protege todos os seus filhos.

Possui um machado de duas faces, que protege seus filhos das injustiças e traz a lei do retorno para quem pratica o mal. Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.

Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceita cruzar os braços para aquilo que considera errado, corre atrás do que é certo e não se dá por vencidos até conseguir. Compram uma briga para fazer valer a sua justiça, se for necessário. São grandes exemplos para aqueles que se deixam abater por qualquer coisa.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós!

Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.

Orixá ancestre

O Orixá ancestre é o mais difícil de ser revelado e como todos os outros, sua descoberta é um mérito e precisa ser concebida como tal e não apenas a título de curiosidade.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Dia de Oxum: a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e rainha da água doce - Mundo Negro.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.

Os filhos de Xangô normalmente são muito fortes, com uma quantidade de gordura corporal em geral mais alta, com uma constituição e estrutura óssea suportando o físico avantajado. Além deles, há os que são mais magros com muita elegância. Eles costumam possuir autoestima elevada e energia muito positiva.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Ogum

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Aliás, em iorubá, grupo étnico-linguístico da África Ocidental, Ogum significa guerra.

A santa é conhecida como a padroeira das causas impossíveis e se tornou conhecida por proteger também as viúvas e os desamparados.

Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.