Qual orixá não pode comer ovo?

Perguntado por: dvargas5 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Também haviam os eewó/quizilas dos Orixás, tipo: Quem é de Oxum não pode comer ovo ou peixe de couro.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco.

Oxum

Em alguns mitos, Oxum é considerada a dona do ovo, tido como a maior célula existente. Oxum ainda tem o poder de encantar o ovo, por ser uma das herdeiras do Egbé Eléiye (sociedade dos pássaros das Ìyámi), e o aprecia em suas oferendas como é no caso do Omolókun (omolocum), que é uma comida enfeitada com ovos.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Kisimbi

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Folhas em geral (alface, salsa, etc.) Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

O ovo (eyin) é o principal e maior símbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de purificação, iniciação, borís e ebós de propiciação e defesa.

Oferenda para Omulu
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Na culinária, os elementos de Oxóssi são frutas, legumes e carnes, podendo estar presentes em sobremesas naturais e pratos que levem carne como ingrediente principal.

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos.