Qual Orixá não pode comer abacaxi?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Kisimbi

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi. Então, depois de dar um bori4, não pode mais comer, abacaxi jamais vai entrar com culto ou sem culto (Nelson - Taata de Nkisi).

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo.

Por exemplo, o azeite de dendê nunca deve ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxóssi, o carneiro não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Iansã etc. Os filhos de santo devem observar todas as quizilas dos seus Orixás e, sendo parte do Orixá, também não podem consumi-las.

Abacaxi: faz o espírito se sentir jovem. Uma carga forte de sabores ácidos é escolha certa para quem está procurando aventuras. Ameixa: faz o espírito se sentir enamorado. Fresca como um beijo na boca, é ideal para quem está envolvido intensamente com as coisas do amor.

Além disso os filhos de Obaluaê são denominados omolussi. Seu tabu, ou quizila, é o de ir a funerais, sendo proibido para eles tal ato. As cores das contas dos filhos de Obaluaê são o vermelho o branco e o preto.

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê.

Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

Exu não gosta de água e mel em excesso.
Oxóssi não aceita mel de abelha. Iansã não permite abóbora dentro de casa. Furioso, Orunmilá compreendeu que Exu não pararia e acabaria por comer até mesmo o Céu. Orunmilá pediu a Ogum que detivesse o irmão a todo custo.

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.

Também foi considerado um símbolo poderoso de fertilidade e prosperidade.

Espia só alguns dos benefícios do abacaxi: Auxilia na boa digestão: isso, pois aumenta os efeitos de duas enzimas, a tripsina e a pepsina. Por isso, incluir a fruta na sua rotina faz com que os alimentos sejam melhor digeridos e facilmente absorvidos pelo intestino.

Também pode representar uma novidade na vida, como um novo emprego ou um bebê. Se o abacaxi estiver maduro e amarelo, pode ser um sinal de boa sorte chegando. Se o abacaxi estiver podre ou queimado, pode ser um aviso de perigo ou problemas. O abacaxi, é mais comum na América do Sul.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.