Qual orixá mais vaidoso?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Muito vaidosa, Oxum também é considerada a orixá da beleza e representa o ouro e a riqueza. Ela gosta de usar diversos colares e jóias e está diretamente ligada às riquezas materiais e emocionais da vida.

Oxalá – Orixá maior
Através de seu gênio calmo, atinge seus objetivos de forma natural.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Obá

Obá, a Guerreira Mulher
Obá é uma orixá que representa força, ousadia e sabedoria. Ela não se curva e luta contra toda forma de machismo. É uma orixá que briga pelos direitos das mulheres.

Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo. No Brasil, Iemanjá, outra orixá das religiões de matriz africana, também recebe o título de “rainha das águas”.

O Orixá ancestral é o mais complexo e difícil de identificar, pois está relacionado com a essência, a origem da pessoa. Ele é atribuído na primeira encarnação e acompanha todas as outras, até o momento da iluminação.

Características do Orixá: Obá é vigilante e ciumenta. Na Nigéria, Obá é homenageada e recebe suas oferendas às margens de um rio que tem o seu nome.

Obatalá ou Orixanlá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.

EXÚ

O HOMEM DE EXÚ – Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz da personalidade dos filhos homens do orixá Exú terem um enorme poder de sedução. Mas justamente por ser muito sensuais, terão relacionamentos amorosos com grande variedade de parceiras, não importando em nada com fidelidade.

OGUM

# OGUM > Filho de Oxalá com Iemanjá, tem personalidade de guerreiro, furioso e vingativo, mas nas questões amorosas é sensual e aconchegante. No sincretismo é representado por São Jorge. # OXÓSSI > É o grande patrono do Candomblé brasileiro.

Oxum

Oxum é a mãe que chora junto. É orixá dos sentimentos. Coincidentemente, também da generosidade, da capacidade de gerar frutos de várias formas. É pelos sentimentos que frutificamos ou secamos.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.