Qual Orixa é teimoso?

Perguntado por: rsantos6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Seu maior defeito é a teimosia. Não se preocupa em impor suas idéias, mas não cede em seu ponto de vista.

Características do Orixá: Obá é vigilante e ciumenta. Na Nigéria, Obá é homenageada e recebe suas oferendas às margens de um rio que tem o seu nome.

Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.

Obaluaiê

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

OGUM

# OGUM > Filho de Oxalá com Iemanjá, tem personalidade de guerreiro, furioso e vingativo, mas nas questões amorosas é sensual e aconchegante. No sincretismo é representado por São Jorge. # OXÓSSI > É o grande patrono do Candomblé brasileiro.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Ogum

Ogum, o orixá da guerra, demanda, metalurgia e tecnologia, também associado a São Jorge, toma as cores vermelho e azul-escuro para velas e fitas, recebe cerveja branca, conhecida como espuma de Ogum, e trabalha com quebra de demandas.

Omolu

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Oxalá é chamado pai de todos. É a divindade da razão e da sabedoria. Para os praticantes das religiões de matriz africana, é especialmente chamado pelos doentes, pois é o orixá que cuida tanto da saúde física, quanto da mental.

Xangô é o Orixá julgador, destruidor, inteligente, impulsivo, violento. Representa o poder transformador do fogo, é o padroeiro dos intelectuais e artistas.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

nanan

É considerada o orixá mais antigo do mundo. Quando Orumilá chegou aqui para frutificar a terra, ela aqui já estava. Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro. O termo nanan significa "raiz", aquela que se encontra no centro da terra.

Oxalá

Oxalá é o Orixá mais velho, filho de Olorum. Foi a ele que seu pai confiou o saco de criação para criar o mundo.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Obá

Obá, a Guerreira Mulher
Obá é uma orixá que representa força, ousadia e sabedoria. Ela não se curva e luta contra toda forma de machismo. É uma orixá que briga pelos direitos das mulheres.

Exu

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.

Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)
Oxóssi é o Orixá das matas, aquele que conhece todos os segredos da caça. É de rara beleza e tem objetivos claros, embora seja um tanto indeciso em momentos que exijam definições.

Continuar lendo Qual Orixa mais teimoso?