Qual Orixa e da aranha?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Bará, a aranha pertence à Oxum.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

A teia de aranha é capaz de conectar muitas partes que podem ser distintas. Por essa razão, esse animal transmite a mensagem acerca da aproximação de algo ou alguém. Você pode receber a visita de uma pessoa querida ou ter notícias de um(a) amigo(a) que há tempos não via.

Na maioria das vezes, o significado espiritual de ver aranhas está relacionado a boa sorte. Se, em sonho, você tocar a aranha, tome cuidado com inveja e traição. Se a aranha tece enquanto você sonha, significa que seu trabalho será recompensado em um futuro não muito distante e, com isso, haverá melhoria financeira.

Um filho de Iemanjá pode se tornar rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais e, às vezes, sem perdoar.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Orixá Xangô - Cultos à natureza - SAPO Lifestyle.

A imagem dele sempre aparece com um cachorro que lambia suas feridas, por isso é considerado também o protetor dos animais.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena.

Filha de Iemanjá com Oxalá, Iansã é irmã de Oxum, Obá e Oxóssi. Seu nome tem origem iorubá, sendo a contração da frase “Iyá omo mésàn” que significa mãe de nove filhos. Pois seu desejo pela maternidade era tão intenso que lhe foi concedido gerar nove herdeiros.

Oxóssi é um pouco de preguiça, a vontade de nada fazer, senão pensar e, quem sabe, criar. Em seu lado negativo, pode estar presente também na falta de alimento; no pouco plantio; no apodrecimento de frutas, legumes e verduras; e até mesmo na arte mal acabada, inacabada ou de mau gosto.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Matar uma aranha inofensiva pode prejudicar não só a ela, mas a nós também. Uma simpática aranha papa-mosca fazendo sua refeição. É importante saber que, embora a maioria das aranhas sejam venenosas, poucas são as espécies que o possuem veneno forte o suficiente para causar problemas ao homem.

As aranhas caranguejeiras são grandes, peludas e quem tem medo de aranha, com certeza tem pavor delas. Mas em sonho elas são um bom presságio. Significa que a sua vida está repleta de pessoas que desejam o seu bem-estar. Porque são grandes amigos que te respeitam e te consideram, merecem reciprocidade.

As obras prejudiciais e violentas dos israelitas infiéis são assemelhadas ao tecer teia de aranha. No entanto, tais infiéis nunca poderiam cobrir-se com as suas obras, assim como uma teia de aranha seria inadequada para uma vestimenta.

Significado de Aranha
substantivo feminino Animal articulado, com quatro pares de patas e abdome não segmentado. (Algumas espécies tecem teias, armadilhas para pequenos insetos, outras cavam tocas.) [Família dos aracnídeos.].

Com o aumento dos insetos (animais herbívoros) atraem os animais carnívoros (aranhas caranguejeiras). Segundo ele, elas passam a ser mais ativas na natureza porque a oferta de alimento para elas é maior e, além disso, é época de procriação delas. Os machos passam a ser mais ativos ainda à procura de fêmeas.

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.