Qual orixá cuida dos animais?

Perguntado por: etrindade3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais.

Resumo. Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

O que diz a umbanda
"A umbanda não sacraliza animais, assim como Exu Tiriri não pede cachorro.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

Os donos de animais de estimação podem ser proibidos de batizar seus bichos com nomes próprios comuns às pessoas. A vedação, extensiva a animais silvestres ou exóticos, é tema de projeto de lei (4197/04) apresentado pelo deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS).

São Francisco de Assis

A vida de São Francisco de Assis e a pobreza estão diretamente ligadas. O religioso, que nasceu na Itália e que é santo reconhecido pela igreja católica desde o século 13, também ganhou o status de protetor dos animais. A festa litúrgica do santo é em 4 de outubro.

anjo Ariel

O anjo Ariel é um dos arcanjos responsáveis pela intercessão dos pedidos de a proteção a natureza e dos animais.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

" Oxum, A Senhora das Corujas!

Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo. Hoje em dia, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vem o sustento das famílias.

Hoje, 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis, santo dos pobres, protetor da natureza e dos animais, que, normalmente, são seres fofos e carinhosos.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Oxum

Oxum é conhecida por ser a deusa do amor e da beleza, mas também é a Senhora do Ouro, presenteando com riqueza e prosperidade quem pede suas bênçãos - Shutterstock.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Xangô é respeitado por ser o orixá que governa a verdade e a justiça. Dessa maneira, sua arma é o machado de duas faces que protege seus filhos das injustiças. Além disso, é com os raios e trovões que ele pune aqueles que fazem o mal.