Qual orixá combina com Oxum?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A pessoa de quem gosta não poderá se queixar de falta de carinho. Quando quer ganhar o coração de alguém, usa a sensualidade. Nos momentos a dois, não pode ter ausência de afeto. Combina com os filhos de: Nanã, Omulu e Oxóssi.

Ogum Amené: ligado a Oxum, possui uma conta verde clara. Ogunjá: na África recebe cães como oferenda e está ligado a Yemanjá Ogum Alagbedé: orixá dos ferreiros, ligado a Yemanjá Oriki ou Osin Imole: “primeiro orixá a vir para a Terra”

Em sua viagem, Xangô então chegou ao reino de Orunmilá, onde se encantou por uma bela jovem sentada à beira de um rio admirando-se com um espelho em suas mãos. Ela era Oxum, a filha preferida de Orunmilá, a menina dos olhos do pai.

vulgarmente conhecidos como omulus.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo ! A vingança de Oxum é viver bem! Oxum não se demora onde é magoada.

Oxum: Citrino, que traz autoconfiança, ajuda no amor e protege contra doenças abdominais. Yansã: Coral, que proporciona alegria e sensualidade e combate negatividade. Xangô: Granada, que proporciona respeito e credibilidade e ajuda em casos de justiça.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

São conhecidos por serem chorões e dengosos. De forte sensibilidade, eles costumam ser muito carinhosos com seus amigos e familiares. Estão sempre preocupados com o bem-estar de todos. Buscam estar sempre acompanhado de pessoas de caráter e dá muito amor à quem gosta.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

OXUM é a líder das Ìyámi. É ela a senhora do bronze, regente do ventre materno, de cada óvolu feminino, do sangue menstrual, dos seios, a grande feiticeira e estrategista que nunca se contentou com pouco, nunca quis ficar de fora dos segredos dos outros orixás, por que só Exu pode saber a arte dos búzios, meu pai?

Ela é chamada de Mamãe Oxum por que é dela a responsabilidade de zelar, cuidar dos fetos desde o momento da fecundação até o momento do nascimento. Após nascer o bebê, ela entrega a Mãe Yemanjá, que passa para as mãos dos Orixás de cabeça que vão acompanhar aquela criança por toda a vida.

Líder religiosa morreu de causas naturais, em casa, no bairro do Engenho Velho da Federação.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

São pessoas ambiciosas, que almejam sua ascensão social. Os filhos de Oxum são estrategistas, sempre buscam um objetivo. São doces por fora, mas muito fortes e determinados por dentro. Além de uma boa colocação social, gostam de estar presentes em festas e eventos, que lhes traga prazeres e prestígio.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

O que Oxum constrói, ninguém destrói. O que Oxum abre, ninguém fecha. O que Oxum levanta, ninguém derruba.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.