Qual orixá combina com omulu?

Perguntado por: aazambuja3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Entre quatro paredes, valoriza as preliminares e faz questão de que esses momentos sejam repletos de romantismo. Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Omulu foi salvo por Iemanjá Quando sua mãe, Nanã Burucu, ao vê-lo doente, Coberto de chagas, purulento, Abandonou-o numa gruta perto da praia.

São Lázaro

No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra.

Obaluaê é o deus iorubá e das religiões afro-brasileiras associado à cura, às doenças, ao respeito aos mais velhos, à terra e à morte. Também conhecido como Omolu, Obaluaiê, Omulu ou Xapanã, ocupa um lugar de destaque nas práticas religiosas de seus devotos.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Nanã

Omulu é filho de Nanã que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar.

Os filhos de Omulu são seres telúricos, calados, firmes, amparadores, rigorosos e resolutos. Gostam e se esforçam para ter segurança e não são dados a correr riscos. São ambiciosos, combativos, constantes e não esperam que os outros lutem por eles.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Yemanjá

Yemanjá é o Orixá Regente do ano 2023 na Umbanda. Ela é uma divindade feminina associada às águas, à maternidade e à proteção. Yemanjá é reverenciada como a mãe de todos os Orixás e considerada a senhora dos mares.

Por isso os crustáceos são quizilas de Omolu, não se pode comer o que serviu de chão, de terra, para esse orixá.

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número: 13 (Odù éjì ológbon: razão).

Banho e vela para Omolu
Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

Segunda-feira: Exu e Omolu. e Omolu. folha da bananeira.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.