Qual orixá combina com Iemanjá?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Oxum

No sexo, seduz o seu amor com um jeitinho meigo e delicado. Combina com os filhos de: Oxum, Obaluaiê, Oxóssi e Oxalá.

Então seu corpo começou a crescer até que seus seios se romperam e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares; e do ventre saíram os Orixás que governam as 16 direcões do mundo: Exu, Ogum, Xangô, Iansã, Ossain, Oxossi, Obá, Oxum, Dadá, Olocum, Oloxá, Okô, Okê, Ajê Xalugá, Orum e Oxu.

História de Iemanjá
Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Yemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.

Por isso, a divindade mais diversa e complexa do panteão dos orixás (e não só dele), tem a seu dispor uma infinidade de cultos e nomes diferentes para a mesma energia: Mãe D'Àgua, Janaína, Inaé, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, enfim, Rainha do Mar.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré. O orixá feminino ainda está associado às causas da fertilidade feminina e do amor romântico.

Alguns Exus de Yemanjá:
Exu do Mar, Exu da Praia, Exu Pinga Fogo (Xangô/Yemanjá), Exu dos Sete Mares (Oxalá/Yemanjá), Exu Sete Praias (Oxalá/Yemanjá), Exu das Sete Ondas (de Oxalá e Yemanjá).

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

É preciso também ter cuidado na hora de contar um segredo as filhas de Iemanjá: elas são incapazes de guardá-lo! Entre suas características negativas estão ainda o fato de gostarem de brigar, de serem intolerantes e irritantes. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá e amante de Xangô. O nome Iansã foi escolhido por Xangô e pode ser traduzido como "mãe do entardecer". Conhecida também como Oyá ou Oiá, Iansã é uma deusa guerreira que representa independência e força feminina.

Características das filhas de Iemanjá :
Típicas matronas, robustas, vigorosas, impulsivas, autoritárias, impositivas, e até possessivas, pois sempre prevalece suas naturezas maternais. No positivo, são alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, muito diligentes em tudo o que fazem e muito ativas.

Aqueles que desejam saudar a rainha do mar devem falar: “Odoyá!” Que quer dizer mãe das águas.

Quem tem Iemanjá como mãe, tem um oceano de proteção. Em casa de mamãe, toda espuma é beijo, toda onda é abraço. Rainha das ondas, sereia do mar: como é lindo o canto de Iemanjá! Minha coroa é feita de conchas do mar, minha mãe é a rainha Iemanjá!

No candomblé da Bahia os filhos e filhas de Iemanjá usam guias de contas translúcidas e braceletes de metal prateado e dançam fazendo movimentos como as ondas do mar. Vestem-se preferencialmente de azul-claro.

Leticia explica que o seu fio de contas é branco é roxo para representar seu orixá, Nanã. “Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia.

Ó, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e da bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.