Qual origem do nome Ceará?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

#VocêSabiaQue o nome "Ceará" é originário de "Siará", uma palavra em tupi-guarani? De acordo com o escritor José de Alencar, grande conhecedor do idioma indígena, o significado desta palavra seria "canto da jandaia", uma espécie de papagaio que é bem comum em nossa região.

Segundo Manuel Ayres de Casal, ceará é nome composto de cemo — cantar forte, clamar — e ara — pequena arara — em língua tupi. Tal tese foi posteriormente confirmada e enriquecida pelo escritor José de Alencar.

O estudo “GPS-DNA Origins Ceará” detalha que, na fusão genética da composição do cearense, há influências do branco europeu descendente de países nórdicos, ameríndios oriundos da Ásia e o negro africano, principalmente do tronco banto.

Em 1612, Portugal envia ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do estado. Ele também se instalou às margens do rio Siará onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião.

Aquiraz

Aos 317 anos, o município de Aquiraz é conhecido como a primeira capital do estado do Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

CEARÁ, TERRA DA LUZ
A ocupação portuguesa tem início no ano de 1603, sob o comando de Pero Coelho de Souza que, ao chegar, construiu o Forte de São Tiago, às margens do Rio Pirangi, depois rebatizado de Siará, que deu nome ao estado.

A delimitação do atual território ocupado pelo estado do Ceará começou com a doação da Capitania Siará em 1535 para Antônio Cardoso de Barros. A fundação, contudo, ocorreu em 1603, por Pêro Coelho de Souza, que chamou a colônia de Nova Luzitânia.

A jandaia-verdadeira é a ave símbolo do estado do Ceará.

Há 15 anos, o sabiá-laranjeira foi intitulado ave-símbolo do Brasil.

O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário do estudioso Rogério Cavalcante, cearense radicado no Acre.

Só tomou impulso com a construção, na embocadura do riacho Marajaitiba, do forte holandês Schoonenborch, que em 1654, foi tomado pelos portugueses e passou a ser chamado Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

Ele contava que os jogadores do América costumavam treinar no campo do Ceará. O presidente do Ceará na época, Meton de Alencar Pinto, passou a tratá-los como "meus netinhos" e se auto-intitulava "Vovô".

A história do Ceará Sporting Club diz hoje que, de acordo com um depoimento de Aníbal Câmara Bonfim, um dos fundadores do clube cearense América Football Club, o apelido Vovô do alvinegro de Porangabuçu seria uma atribuição ao lendário Meton de Alencar Pinto.

O Ceará é um estado do Nordeste do Brasil.
A sua história é marcada pela colonização portuguesa e pelas ocupações temporárias de povos estrangeiros, como os holandeses. A sua população encontra-se concentrada na região metropolitana de Fortaleza, assim como em cidades médias do interior do estado.

Natural ou habitante do Ceará.

Anacé, Jeninpapo-Kanindé, Pitaguary, Tabajara, Tapeba, Tremembé e tantas outras etnias indígenas cearenses, que tiram seus sustentos da terra, compartilham, ao longo de 2020, dos mesmos desafios para manterem-se firmes no período.

De imediato me veio a pergunta: onde estão os nossos historiadores? Segundo seu filho, ele é bastante lúcido e tem muita história pra contar. Apresento o cearense José Coelho da Silva, que veio para o Acre quando tinha apenas 11 anos de idade.