Qual órgão que é responsável pela emoção da preocupação?

Perguntado por: nquaresma . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 15 votos

Preocupação está relacionada com o Baço e com o elemento terra, ela é uma das causas emocionais mais comuns de doença em nossa sociedade, o excesso afeta diretamente este órgão, que é responsável pelo transporte e pela transformação de energia, levando a um bloqueio de Qi uma estagnação de energia.

O cérebro é, sem dúvida, o órgão mais complexo do nosso corpo. Agora que entendemos um pouco mais sobre o seu funcionamento, podemos concluir que ambos os lados, racional e emocional, devem manter um equilíbrio para que a nossa saúde física e mental seja adequada.

Segundo a Medicina Chinesa a emoção que mais afeta e prejudica o Fígado é a raiva. A própria característica da personalidade da pessoa que vivencia uma raiva fora dos padrões normais sugere que a pessoa sofre de algum problema do Fígado. A raiva, na verdade guarda outras emoções como a frustração e a mágoa.

Controlar as emoções por meio da inteligência emocional é possível por meio da reflexão, da identificação de padrões negativos, da comunicação e do autoconhecimento. Com isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons resultados para sua atuação pessoal e profissional.

No sistema emotivo, a amígdala cerebral tem sido considerada uma peça-chave, a estrutura que tem recebido as maiores atenções dos pesquisadores dos circuitos do medo.

O Pâncreas funciona intimamente ligado ao baço, pelo que estimula emoções semelhantes. Se a função do pâncreas estiver regulada emoções como compaixão, generosidade e estabilidade são características. Já se estiver em desequilíbrio a autocompaixão e vitimização são emoções frequentes.

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

Cérebro: o órgão central do estresse e da adaptação ao longo da vida.

As duas experiências mostraram que o estímulo provocava respostas em diversas regiões do cérebro e que todas indicavam que a região das amígdalas é a responsável pelo medo. Acredita-se que a lógica deve ser similar para o organismo de humanos.

Na prática, as emoções são um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo a partir das rotas neurais e hormonais.

Para ter controle emocional é preciso ter inteligência emocional. Assim, em situações difíceis ou até mesmo diante de sentimentos difíceis, quem tem controle emocional consegue reagir de uma maneira mais assertiva.

O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções, motivação, aprendizado e memória. A cada experiência o cérebro recebe um estímulo, liberando hormônios que seguem um caminho neural, criados desde a vida intrauterina.

Habitualmente a emoção que desequilibra os rins é o medo. Quem se sente inseguro e com medo em relação ao futuro, anda desassossegado com várias preocupações e tende a apresentar dores nos rins.

Ansiedade, raiva, nervosismo, ira e tristeza podem ter origem no intestino, classificado como segundo cérebro pelos especialistas.

E usamo-las por uma razão A região gastrointestinal é sensível às nossas emoções: raiva, ansiedade, tristeza, alegria – todas estas emoções e outras podem manifestar-se a partir do intestino.