Qual órgão produz vitamina D?

Perguntado por: epaz5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

O médico endocrinologista, Marcelo Pedro Ramos, explica que o nutriente é produzido a partir da incidência da luz solar sobre a pele: "Em torno de 80% a 90% da vitamina D é formada quando os raios solares (UVB) entram em contato com a pele, o que ativa sua produção inicial a partir de partículas de colesterol.

A pele forma menos vitamina D em resposta à luz solar em determinados grupos de pessoas. Isso inclui pessoas com pele escura, idosos e pessoas que usam protetor solar. É possível que o organismo não consiga absorver uma quantidade suficiente de vitamina D a partir dos alimentos. Nas síndromes de má absorção.

A vitamina D sofre duas hidroxilações, a primeira ocorre no fígado e a segunda no rim(8). No caso do rim, este tem um papel central no metabolismo da vitamina D pois é responsável pela sua ativação e pela regulação dos seus níveis circulantes(5).

Outro fator que atrapalha consideravelmente a absorção de vitamina D tem a ver com as barreiras. Por exemplo, permanecer atrás de uma janela fechada não resulta em benefícios. Afinal, os vidros impedem a travessia dos raios ultravioletas UVB, os quais são responsáveis pela ativação da síntese da vitamina D.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Se você deseja aumentar o equilíbrio de vitamina D no corpo, geralmente leva algumas semanas para o efeito aparecer. Quanto mais forte a deficiência de vitamina D, mais tempo leva para que os estoques sejam repostos e para que o efeito se manifeste.

Para obter vitamina D você deve se expor diariamente ao sol, por 10 a 15 minutos 15.

A falta de vitamina D se relaciona com uma série de doenças, entre elas, a depressão, uma doença mental multifatorial. Isso é explicado porque uma das diversas funções desse hormônio é regular o sistema nervoso.

Os valores de referência nos quais foi baseado este estudo seguem informações do fabricante, onde se considera deficiência de vitamina D valores abaixo de 20 ng/mL, insuficiência, de 20 ng/mL a 29,9 ng/mL, e valores normais acima de 30,0 ng/mL.

Alimentos ricos em vitamina D para incluir na sua dieta

  1. Salmão;
  2. Fígado de boi;
  3. Gema de ovos;
  4. Leite e derivados fortificados;
  5. Cogumelos;
  6. Cereais fortificados;
  7. Óleos de fígado de peixe, como de atum e bacalhau;
  8. Peixes gordurosos como a sardinha, cavala e o atum.

Suplementos de vitamina B podem proteger os rins de jovens com diabetes tipo 1, aponta estudo | Ciência e Saúde | G1.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Uma de origem vegetal, a vitamina D2 (ergocalciferol) e outra de origem animal, a vitamina D3 (colecalciferol). Estudos recentes indicam que a vitamina D3 apresenta melhor absorção e desempenho se comparada à D2.

Outra opção que entra na lista de alimentos com vitamina D é o fígado de galinha. Apesar de possuir uma quantidade menor em sua composição, essa é uma ótima sugestão para variar o cardápio.

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.