Qual órgão produz plaquetas?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

As plaquetas são produzidas na medula óssea por fragmentação do citoplasma dos megacariócitos, uma das maiores células do organismo.

Uma baixa contagem de plaquetas pode dever-se sobretudo a diminuição da capacidade de produzir plaquetas ou degradação rápida ou prematura das plaquetas em circulação ou disfunção das plaquetas existentes. Algumas causas de trombocitopenia: Doenças da medula óssea. Alguns tipos de anemia.

As plaquetas são ativadas no sítio de lesão vascular para formar um tampão que contenha sangramentos. Os estímulos fisiológicos plaquetários incluem o difosfato de adenosina (ADP), adrenalina, trombina e colágeno.

Essa comunicação é importante, pois garante a liberação de moléculas armazenadas nas plaquetas. As plaquetas apresentam tempo de circulação no sangue bastante reduzido, demorando, em média, 10 dias para serem removidas.

Quais são os sintomas de uma baixa contagem de plaquetas?

  • Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca.
  • Hematomas após lesões muito pequenas.
  • Sangramento das gengivas.
  • Menstruações intensas.

HIDROXIUREIA. O quimioterápico Hidroxiureia (via oral) é um dos medicamentos utilizados, com o objetivo de diminuir a quantidade de plaquetas.

suco de mamão

Você pode consumir suco de mamão e beber o chá de suas folhas até que o número de plaquetas volte ao normal. Você também pode beber uma mistura de suco de mamão com limão – é bastante saudável. A vitamina C do limão serve para aumentar a contagem das plaquetas do sangue.

As plaquetas são pequenos fragmentos de uma célula produzida pela medula óssea, o megacariócito, e atuam principalmente no processo de coagulação sanguínea, sendo fundamentais para evitar grandes sangramentos.

A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.

As hemorragias anormais geralmente ocorrem quando a quantidade de plaquetas se torna inferior a 30.000/mm³ ou ainda menos.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

No corpo humano, são produzidos aproximadamente 100 bilhões de plaquetas por dia, e elas ficam na corrente sanguínea por aproximadamente uma semana. Após esse período, são retiradas da circulação e levadas para o fígado e baço, onde são destruídas. As plaquetas circulam na corrente sanguínea em sua forma inativada.

O aumento no número de plaquetas pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina.

Ao realizar um hemograma e ver que no resultado altos níveis de plaquetas, significa que há algum sangramento no organismo. É importante ressaltar que os valores de referência das plaquetas em nosso organismo deve estar entre 140.000 e 440.000 por microlitro de sangue.

A transfusão terapêutica de plaquetas está indicada no paciente que apresente disfunção plaquetária e hemorragia com risco de vida, independentemente da contagem de plaquetas.