Qual órgão o cachorro não tem?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os cães não têm clavícula (ao contrário dos humanos) permitindo um grande comprimento de passada para corridas e saltos. Eles andam sobre quatro dedos, dianteiros e traseiros, e têm dedos vestigiais (chamados ergôs) em suas patas dianteiras, e às vezes nas traseiras.

É na região do tronco que se encontram alguns dos principais órgãos dos cachorros, como coração, pulmão, estômago, intestino, fígado, rins etc. De maneira geral, o funcionamento desses órgãos é bem parecido em cachorros e seres humanos.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

O coração dos cães difere quanto à forma e posição em relação às demais espécies domésticas (GHOSHAL, 1986), apresentando aspecto ovóide, com ápice rombo e arredondado (CARVALHO et al., 2002). O peso absoluto do coração de um cão de tamanho médio é de 40 a 600g, correspondendo de 0,9 a 2,2% do peso corporal.

No caso de um cachorro com insuficiência renal, os rins não conseguem realizar o seu trabalho de forma integral, desequilibrando os nutrientes no corpo do pet, deixando impurezas no sangue e gerando várias outras complicações.

Os rins são a principal estrutura do sistema urinário.
Anatomicamente, os rins podem ser: - Unilobulares: em cães, gatos, equinos e pequenos ruminantes. - Multilobulares: em suínos e grandes ruminantes.

A doença do carrapato é uma infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro e pode levar à morte. O carrapato raramente contamina gatos e seres humanos, mas não é impossível. A doença do carrapato se apresenta de duas formas: erliquiose, uma bactéria, e babesiose, um protozoário.

Exemplificando, um cachorro de porte grande, que pesa 30 kg, tem 2,1 litros de sangue, podendo ser coletado 525 ml desse volume, o que corresponde a praticamente uma bolsa de sangue, já que elas têm capacidade para 500 ml. Em gatos esse número é ainda menor.

Tudo depende da idade do cachorro ou, mais especificamente, se ele já passou pela troca de dentes. Filhotes têm 28 dentes de leite, enquanto cães adultos possuem 42 dentes ao todo. Isso ocorre pois, assim como nós, os cachorros também passam por uma troca de dentes ao longo da vida.

O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por este motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação, podendo tornar-se tóxica.

As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal.

Essa é uma prática comum dos cães para chamar a atenção do seu dono, principalmente quando estão carentes. Os cães associam as lambidas ao amor, e costumam repetir esse ato para pedir carinho.

Os animais mortos de interesse em saúde serão recebidos ou, em casos excepcionais, recolhidos pelo CCZ para realização de diagnóstico de raiva ou de outras zoonoses de importância. Na realização da entrega do corpo, o responsável pelo animal responderá a um questionário sobre o animal morto.

Quem não tem condições de arcar com o custo de uma cremação ou enterro particular, podem recorrer as prefeituras do ABC que prestam o serviço gratuitamente. Em algumas cidades, as solicitações de recolhimento do mascote morto podem ser feitas pelo telefone ou no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.

Após a solicitação, a empresa de varrição responsável pela área do município onde foi gerado o pedido realiza a retirada do animalzinho. Nos casos em que o dono do bichinho puder e quiser, existe a possibilidade de levar o corpo até uma das duas Centrais de Triagem Mecanizadas da Capital.

10 – 13 anos

ESTÔMAGO - FISIOLOGIA DE CÃES E GATOS
O estômago é a parte mais dilatada do sistema digestório, localizado entre esôfago e intestino delgado cuja principal função é processar o alimento, dando-lhe consistência líquida e liberando-o na forma de quimo ao intestino delgado.