Qual órgão que fiscaliza a Cemig?
ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica.
Onde reclamar de empresa de energia?
O número telefônico da central de atendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o 144, mudou.
Quando ligar para a ANEEL?
Caso o consumidor não seja bem atendido ou o problema não seja resolvido de maneira satisfatória, ele deve entrar em contato com a ANEEL ou os órgãos estaduais conveniados e encaminhar suas reivindicações.
Como reclamar no Procon sobre a conta de luz?
OS PASSOS DO CONSUMIDOR
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.
Como processar a Cemig?
Basta acessar o Cemig Atende Web e escolher a opção “Reclamações“. Em seguida escolha o tipo e faça a descrição. Após preencher todos os campos, clique em “Enviar” para registrar sua reclamação. Caso seja necessário, também poderá anexar arquivos para complementar o seu registro.
O que a ANEEL fiscaliza?
Além de regular o funcionamento da rede de abastecimento, outro papel da Aneel é fiscalizar os serviços públicos e privados que atuam como fornecedores de energia. O trabalho de fiscalização tem como objetivo instruir agentes do mercado quanto ao cumprimento das obrigações de contrato e regulamentação.
O que a ANEEL regula e fiscaliza?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.
Como faço para fazer uma reclamação na Ouvidoria?
Basta acessar o sistema (clique AQUI) ou entrar em contato por meio do Disque Ouvidoria 162.
Como processar a companhia de energia?
Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
O que diz o artigo 113 da ANEEL?
113, inciso I, da Resolução 414/2010, da ANEEL, modificada pela Resolução nº 479 /2012, que prevê a limitação de cobrança aos três últimos ciclos de faturamento imediatamente anteriores ao ciclo vigente, prevista para a hipótese de faturamentos incorretos por motivo de responsabilidade da distribuidora.
Qual o WhatsApp da ANEEL?
Salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608), assim você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre nossos serviços.
Quem é o responsável pela ANEEL?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma autarquia sob regime especial (Agência Reguladora), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal.
O que diz o artigo 175 da ANEEL?
O art. 175, da Resolução ANEEL nº 414/2010, autoriza a suspensão imediata do fornecimento de energia elétrica no caso de religação do padrão de energia à revelia da concessionária.
O que fazer se a conta de luz vem muito alta?
“Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.