Qual órgão envelhece primeiro?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula. Com tanto esforço pode envelhecer mais rápido que outros órgãos.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Fumar, exagerar no álcool, entre outros hábitos perigosos estão fazendo o pessoal envelhecer muito antes do tempo e é preciso ficar esperto. Muita gente, principalmente os mais jovens, quer viver intensamente, 'aproveitar' a noite, sem medir as consequências desses atos.

Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.

Exposição ao sol
70% do processo de envelhecimento cutâneo se deve à exposição solar recebida ao longo da vida, uma vez que a radiação ultravioleta acelera a destruição das fibras de colágeno através da sua oxidação.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Genética de milhões
Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Pode ser genética, procedimentos estéticos, muitas pílulas de colágeno, ou até magia, fato é que tem uma leva de artistas que não mudam com o passar dos anos. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é a atriz Bruna Lombardi. Aos 69 anos, a atriz ainda mantém o rosto bem jovial e aparenta ter bem menos idade.

Os homens têm músculos mais fortes e são mais propensos a desenvolver rugas dinâmicas”. Há outros fatores que influenciam, por exemplo, a genética, questões ambientais, cuidados com a pele e excesso de exposição solar.

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz.

A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas. Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.

Desde pequenos aprendemos que o homem envelhece mais lentamente que a mulher. Isso acontece, segundo a especialista, por causa da pele, que no caso dos homens é 20% mais espessa em relação à pele da mulher. “Isso significa que ela é 20% mais grossa.

Pele clara só envelhece mais rápido se não houver proteção solar diária. A questão do envelhecimento precoce ou tardio da pele se resume à melanina. Ela é a proteína que dá pigmento à pele, ou seja, aparece em maior quantidade nas peles morenas e negras.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.