Qual órgão consome mais energia?

Perguntado por: iaraujo6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

cérebro

Todos os processos fisiológicos precisam de energia, mas “o cérebro é o órgão que mais consome energia”, diz DeFelipe, e além disso está continuamente funcionando, mesmo durante a noite, o que justifica seu grande gasto energético.

Em plena atividade, o órgão chega a queimar até uma caloria e meia por minuto. Assim, uma hora de atividade cerebral intensa, como estudo, leitura ou elaboração de contas, chega a consumir 90 calorias. Então, aproveite o final de semana e o frio para colocar a leitura em dia.

A principal fonte de energia do cérebro é a glicose, obtida dos alimentos ricos em carboidratos. Quem quiser começar o dia com o cérebro em pleno funcionamento deve, então, incluir esse nutriente no café da manhã.

Em média, a taxa corresponde a 50 calorias por hora de sono. Isso significa que, ao dormir oito horas, o indivíduo queima cerca de 400 calorias.

Embora a capacidade intelectual do indivíduo possa aumentar ao longo do tempo, a crença de que grande parte do cérebro é inutilizado e, essencialmente, só se faz uso de 10% do seu potencial efetivo não tem base científica e é desmentida pela comunidade científica.

O combustível do cérebro é a glicose, da qual obtém o ATP (trifosfato de adenosina) necessário para realizar todos os processos metabólicos. Um cérebro adulto consome cerca de 5,6 miligramas de glicose para cada 100 gramas de tecido cerebral por minuto.

A ciência descobre que tarefas que exigem muito raciocínio realmente mudam a composição química do cérebro. Depois de horas envolvido em complexos trabalhos que exigem muito raciocínio e concentração, é normal sentir um enorme cansaço mental.

É simplesmente nosso cérebro tentando economizar energia e buscando liberar dopamina, um neurotransmissor responsável por nos proporcionar uma sensação de prazer. Mas devemos nos manter atentos para que esse tipo de ação não nos tire o foco ou interfira em nossa produtividade.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) são mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos.

8 melhores exercícios para perder barriga rápido

  1. Burpee. O burpee é um exercício simples que trabalha o corpo todo e não exige uso de material e, por isso, pode ser feito em qualquer lugar. ...
  2. Bicicleta no ar. ...
  3. Escalador cruzado. ...
  4. Prancha. ...
  5. Abdominal reverso. ...
  6. Abdominal solo. ...
  7. Abdominal com os pés elevados. ...
  8. Posição de barco.

Então dá uma olhada!

  • Carboidratos, principais fontes de energia do corpo humano. ...
  • Proteínas, parte principal da estrutura biológica do corpo. ...
  • Complexo B, essencial para manter o corpo saudável e ativo. ...
  • Potássio, importante para a saúde dos músculos.

O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose). Essas reservas evitam que nossos músculos sejam consumidos para a produção de energia em ocasiões de dieta de emagrecimento ou de estado de fome.

Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurônios só ocorre se estiver associada a processos patológicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doença de Alzheimer, cortes ou secções dos tecidos nervosos ou acidentes vasculares cerebrais, entre outros.

Qual é o alimento que tem menos calorias? Entre os líquidos, o menos calórico é a água, com 0 kcal (quilocaloria), e, entre os sólidos, o título é do pepino, com 10 kcal a cada 100 gramas.

No final, os estudiosos chegaram à conclusão de que cada clique gasta 1,42 caloria. O problema é que esse número diz respeito ao movimento total e contraído dos músculos do seu dedo, fato que nem sempre acontece, de modo que os cliques normalmente dados gastam 1,40 caloria.