Qual organela produz hormônios?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios.

Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que são lançadas na corrente sanguínea para atuar em tecidos-alvo. No corpo humano existem estruturas, denominadas de glândulas, que produzem importantes secreções.

As glândulas endócrinas produzem secreção e lançam-na na corrente sanguínea. Essa secreção liberada é o que chamamos de hormônio. Como exemplo de glândula endócrina, podemos citar a hipófise, tireoide, ovários e testículos.

Os hormônios são produzidos pelo próprio organismo, em glândulas ou tecidos especializados, e são derivados de proteínas, lipídios, glicídios, etc.

A produção hormonal no corpo humano é realizada pelas glândulas do sistema endócrino e transmitida via corrente sanguínea para todo o organismo. Podemos afirmar que os hormônios são os mensageiros químicos do seu corpo e representam um processo produtivo vital para sua saúde e bem-estar.

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios. Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos.

Os hormônios são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas. Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno. Por isso, eles são tão importantes para as atividades biológicas do corpo.

Fabricados nos ovários, eles entram em atividade na adolescência e passam por diversas variações durante a vida da mulher. Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são o ciclo menstrual, o estado de saúde, a menopausa, o uso de alguns medicamentos, o estresse, os fatores emocionais e a gravidez.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

O sistema endócrino é responsável por exercer várias funções no nosso corpo por meio da produção dos hormônios, moléculas sinalizadoras que agem em todo o organismo. O sistema endócrino é um sistema complexo e constituído pelas glândulas endócrinas do nosso corpo.

Quando caem na circulação sanguínea, os hormônios são transportados por proteínas chamadas “carreadoras”. A fração livre do hormônio liga-se a seu receptor na célula alvo para produzir seus efeitos ou serem destruídos.

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

Algumas formas de aumentar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea são:

  1. Fazer exercício físico. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

Os rins produzem hormônios
Um dos hormônios produzidos pelos rins é a renina, que ajuda a controlar a pressão arterial. Outro hormônio importante produzido pelos rins é a eritropoietina, que é um hormônio que estimula a medula óssea a fabricar os glóbulos vermelhos do sangue.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).