Qual operação vem primeiro?

Perguntado por: aparaiso3 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições. Nesse ponto de vista, o aluno faz o jogo de sinais relativo à multiplicação para uma adição. As multiplicações sempre são indicadas de duas maneiras: um ponto entre números ou um número ao lado de parênteses.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois resolva a adição e subtração, ou vice-versa.

Primeira Regra: Toda expressão numérica deve ser resolvida da esquerda para a direita. Segunda regra: Em uma expressão numérica, resolvemos primeiro os termos que estão entre parênteses; depois, os que estiverem entre os colchetes e, por último, o que estiver entre as chaves.

Divisão: Prioridade da divisão sobre a adição e a subtração
Quando se trata de operações matemáticas básicas, a divisão tem a mesma prioridade que a multiplicação.

O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

Em resumo:

  • Sinais iguais, soma e conserva o sinal.
  • Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
  • Sinais iguais, o resultado é positivo.
  • Sinais diferentes, o resultado é negativo.

Portanto, chega-se à regra de multiplicação: mais com mais dá mais, menos com menos dá mais e mais com menos dá menos. Em suma, com sinais iguais, o resultado será positivo. Sinais diferentes, resultado negativo.

mais com menos, menos. menos com mais, menos. E menos com menos, mais.

Conhecemos como ordem a posição ocupada pelo algarismo e cada uma recebe um nome, como a unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar. Classes são o conjunto de três ordens. São elas: classe das unidades simples, classe dos milhares, classe dos milhões e assim sucessivamente.

Adição: 2 + 5 = 7 (2: parcela; 5: parcela; 7: soma ou total) Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença) Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto)

passo: resolvemos a operação dentro dos parênteses. 2º passo: resolvemos as operações dentro dos colchetes, começando pela multiplicação e, depois, a adição. 3º passo: resolvemos a multiplicação dentro das chaves. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a divisão.

As operações matemáticas são adição, subtração, multiplicação e divisão.

Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

A Matemática básica envolve os conteúdos estudados na escola no Ensino Fundamental e Médio, etapas que compõem a Educação Básica. Desde o início do seu aprendizado, o aluno é apresentado aos campos da Matemática: Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras).

Os ramos da matemática mais comuns são: aritmética, álgebra e geometria. Estes são as ramificações abordadas no ensino básico. Os demais campos surgiram a partir da junção dessas três grandes áreas, como é o caso da estatística e matemática financeira, por exemplo.