Qual olho Hórus perdeu?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o Olho de Hórus.

Como visto no mito de Ísis e Osíris, Seth, irmão de Osíris, o assassinou para ficar com o seu trono. Hórus, não conformado com tamanha injustiça, resolveu travar uma batalha contra Seth para ter de volta o trono que era de seu pai, Osíris.

Comumente interpretado via simbolismo maçônico, afirma-se que o Olho Onividente representa a onisciência e onipresença da Divindade conforme concebida por cada iniciado. Em varias religiões e seitas de cunho gnóstico, mágico, feiticeiral e esotérico, é tido como um amuleto de proteção contra os males.

Ao tatuar o olho direito de Hórus – que simboliza o sol – o indivíduo estará buscando representar a si mesmo de uma maneira mais racional, lógica, regida pelo lado esquerdo do cérebro. Esse sentido é responsável por proporcionar um maior entendimento sobre letras, palavras e números.

O Olho de Hórus é geralmente representado na cor azul, que simboliza a água e a fertilidade. Porém, também é comum encontrá-lo em outras cores, como dourado ou prateado.

A glândula pineal é conhecida como “terceiro olho” devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz. Além disso, a glândula pineal é considerada por algumas tradições esotéricas um meio de contato com o mundo espiritual, “o olho que tudo vê”.

Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb. Juntos governavam o Egito e traziam prosperidade para o povo, pois eram os deuses da fertilidade, magia, da vegetação e da vida após a morte.

Existem inúmeros exercícios que irão te ajudar a ativar sua glândula pineal e abrir seu terceiro olho. Entre eles, estão: Meditar; Realizar exercícios de imaginação visual; Buscar ajuda espiritual; Fazer orações pedindo a abertura do terceiro olho; Entoar mantras.

Set elaborou uma armadilha e assassinou Osíris, lançando seu corpo no rio Nilo. As águas levaram o corpo de Osíris até a Fenícia, sendo lá resgatado por Ísis, que trouxe o corpo do marido de volta para o Egito.

Enciumado pela quantidade de terras que Osíris governava no Egito, seu irmão Set resolve matá-lo.

Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico. O culto de Seth teve origem na 5.

Nas histórias da mitologia egípcia, o deus Hórus teria perdido um dos olhos em uma batalha. Então, o Olho de Hórus concederia o poder da visão ampliada, a chamada intuição, e essa tatuagem ampliaria o poder de sexto sentido. Assim, alertando quando algum inimigo quer te prejudicar ou falsos amigos que podem te trair.

Pingente - Mão de Fátima e Olho Grego
significado - Hamsa ou hamsá é uma palavra de origem árabe e significa “cinco” na tradução literal para a língua portuguesa, em referência aos cinco dedos da mão humana. o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado para os adeptos do judaísmo e do islamismo.

Olho da Providência

E o Olho da Providência, também conhecido como "o olho que tudo vê", é um desses símbolos que desencadeiam múltiplas interpretações.

O olho de Hórus, também conhecido com Udyat, é um símbolo egípcio que possui diferentes significados dependendo do contexto ou crença em que é aplicado. Porém, entre esses significados, os mais comuns e genéricos são poder e proteção.

Hórus era o deus dos céus, representado pelos egípcios como um falcão. Era o protetor da humanidade, da realeza e patrono dos homens jovens. Os deuses egípcios acreditavam que eram encarnações desse deus. Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris e Ísis.

Assim como uma tatuagem normal, esse procedimento é irreversível e custa cerca de R$1 mil no Brasil.

Pode ser consagrado às forças da direita e da esquerda. Exu, Baianos, Caboclos e Pretos Velhos se servem da força dessa semente em seus trabalhos.

Quando o olho grego se quebra, isso significa que ele absorveu muitas energias negativas. Segundo crenças de antigamente, isso significa que todo o olho gordo que quis chegar até você foi aspirado pelo amuleto. Com isso, é preciso descartá-lo e comprar um novo.