Qual ocupação colocar no MEI para loja de roupas?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Sabia também que a atividade de venda de artigos de vestuário é uma das ocupações permitidas ao microempreendedor individual (MEI)? Ela é a atividade nº 4781-4/00, elencada no rol de ocupações permitidas ao MEI.

A CNAE 1412-6/01 pode ser MEI? Sim, a CNAE 1412-6/01 - Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida, pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Alíquota Anexo II: De 4.5% ate 30%.

Como consultar a ocupação principal do MEI
Existem basicamente duas alternativas para quem deseja consultar a ocupação principal do MEI, são elas: Consulta ao CNPJ no site da Receita Federal; Consulta ao CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

Para se enquadrar na categoria de MEI, basta que o trabalhador, durante o abertura do seu CNPJ, selecione a sua atividade ou atividades correspondentes ao CNAE 5612-1/00. Vale lembrar, que você pode selecionar uma atividade principal, e até 15 atividade secundária.

Como virar um MEI? Para iniciar o processo de abertura, é preciso ter em mãos CPF, RG, comprovante de residência, título de eleitor (caso não declare Imposto de Renda) e a última declaração do Imposto de Renda. O processo pode ser feito pelo Portal do Empreendedor, do Sebrae.

Como se formalizar como MEI para e-commerce
Para ter sua loja de roupas online, você precisará do CNAE 4781-4/00, já para artigos fotográficos seria 4789-0/08. E assim por diante. Lembrando que você pode abrir a MEI online e grátis através do aplicativo MEI Fácil.

Para abrir um MEI para venda online você precisa ter em mãos:

  1. Documento CPF;
  2. Data de nascimento;
  3. Número do título de eleitor ou do recibo da última Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.
  4. número celular;
  5. e-mail.

No caso da sacoleira, ressaltamos que tais profissionais podem se formalizar como microempreendedores individuais, devido ao CNAE 4729-6/01, que se trata de um código que deve ser informado no momento do registro do profissional.

Esta subclasse compreende:
- a confecção de artigos do vestuário masculino, feminino e infantil (blusas, camisas, vestidos, saias, calças, ternos, casacos, etc.), feitos com qualquer tipo de material (tecidos planos, tecidos de malha, couros, etc.)

O CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é o número de identificação de uma empresa junto à Receita Federal. Assim como nós (pessoas físicas) possuímos CPF, uma empresa precisa de CNPJ para garantir a legalidade das suas operações.

O MEI (Microempreendedor Individual) pode consultar o CNAE que melhor representa a sua atividade no Portal do Empreendedor do ambiente gov.br, na tabela Consulta CNAE do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Então, para saber quem pode ser um prestador de serviços MEI, basta consultar o Portal do Empreendedor. É lá que ocorre a formalização do microempreendedor e também onde ele encontra todas as informações necessárias para tanto.

Então, caso voce queira se formalizar e sua atividade nao consta no MEI, voce deverá procurar um contador. O mesmo te direcionará para a melhor opção tributaria para formalização de sua atividade.

O promotor de vendas pode ser MEI e fazer parte do grupo de profissionais que se enquadram no sistema do Microempreendedor Individual, e através da abertura de empresa, ele poderá trabalhar de forma regularizada.

Enquanto o MEI contribui mensalmente com R$ 55 referente ao INSS, o profissional autônomo paga, no mínimo, 11% sobre o salário mínimo vigente — considerando a quantia determinada para 2021, temos um recolhimento de R$ 121 todos os meses, ou seja, ele paga mais pelo mesmo benefício.

Não, consultor não pode ser MEI. O objetivo do MEI é retirar da informalidade os empreendedores autônomos, dando a eles acesso a direitos sociais básicos, como aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade.