Qual oceano tem mais vulcões?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico concentra a maioria dos vulcões e terremotos que ocorre no planeta.

O vulcão Kavachi é uma estrutura vulcânica submarina ativa nas Ilhas Salomão, no sudoeste do Oceano Pacífico. O local, que há muito tempo é abrigo para tubarões, pode estar com a sua tranquilidade comprometida, já que vem apresentando sinais indicadores de atividade vulcânica.

Vulcões marinhos também existem, mas são difíceis de serem observados, porque são cobertos pelos oceanos. Em alguns locais, porém, estes vulcões crescem tanto que atingem a superfície, formando as chamadas ilhas vulcânicas.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Tamu Massif

O Tamu Massif é um vulcão submarino localizado no fundo do Oceano Pacífico, a 1.600km ao leste do Japão. Esse vulcão não só é gigante, mas é o maior vulcão submarino conhecido.

O vulcão submarino, localizado no Monte Submarino Ahyi, a centenas de metros abaixo da superfície no Oceano Pacífico começou a entrar em erupção ao lado do ponto mais profundo da Terra: a Fossa das Marianas.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Ao menos até agora. Um grupo de cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) descobriu a erupção vulcânica submarina mais profunda de que se tem registro.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Para o ecossistema marinho, a entrada de lava no oceano também tem impacto: o aquecimento da água; o aumento da acidez causado pela emissão de dióxido de carbono, ácido carbónico e ácido sulfúrico; a diminuição da concentração de oxigénio na água; e, a alteração da concentração de determinados minerais, como ferro, ...

Vulcão Amazonas

Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos!

A mais de 150 quilômetros de profundidade, sob as placas tectônicas sobrepostas, esse sistema envia gases e magma, que ficam armazenados em um imenso reservatório a 75 quilômetros da superfície.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

Em Trindade, o extinto vulcão Paredão tem 200 mil anos apenas. Pela sua pouca idade, parte do cone vulcânico se mantém conservado ainda hoje.

Mauna Loa

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Krakatoa, Indonésia (1883)
Localizada no Círculo do Fogo do Pacífico, a Indonésia concentra boa parte da atividade vulcânica do planeta e tem a erupção da Krakatoa como uma das mais trágicas e destrutivas. Tudo começou com a primeira de uma série de erupções iniciada em 26 de agosto de 1883.

Estados Unidos

Você sabia? Os Estados Unidos são o país que mais. possui vulcões em seu território, chegando ao número. de 169.

Havaí

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde. Ainda assim, a erupção de nenhum deles é considerada perigosa para o país latino.

De acordo com o estudo, o restante do supervulcão é formado por uma gigantesca coluna de 200 km de largura por 400 km de profundidade, encravada abaixo das cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.