Qual Oceano Os aviões não sobrevoam?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Principal razão para aviões evitarem voar sobre o Oceano Pacífico, o maior do mundo, é a segurança em casos de emergência, mas há exceções à "regra"

Usando a perspectiva mais comum de se olhar para o mapa, isso quer dizer que ela gira da esquerda para a direita, com o Japão desaparecendo na noite antes da África e do Brasil. Com isso, pode-se pensar que voar no sentido contrário, ou seja, do Japão para o Brasil, seria uma forma de ganhar tempo, né?

O avião Solar Impulse, chegou ontem (23/04) a California, completando um arriscado trecho de três dias sobre o Oceano Pacífico, como parte de sua viagem ao redor do mundo. Essa foi a etapa mais perigosa da volta ao mundo executada pela primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do sol.

O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.

“Atenção tripulação: 10.000 pés”. Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados.

Por quase três longos anos, a maioria das companhias aéreas globais foi forçada a retirar grande parte da Ásia de seus mapas de rotas porque as restrições causadas pela covid-19 mantiveram mercados como Japão, Coreia do Sul e Hong Kong praticamente fechados para turistas e viagens de negócios.

Desde 2010, os dois países não contam com um voo de conexão direta, já que a Japan Airlines (JAL) passou por uma séria crise e cortou a rota para São Paulo (o voo tinha apenas uma conexão nos EUA na qual os passageiros desembarcavam, passavam pela imigração e retornavam à aeronave).

Em se tratando de voos comerciais, é bem difícil que haja um voo direto do Brasil para o Japão. Em primeiro lugar, a distância é muito grande e faltaria combustível para uma aeronave comercial. Seriam umas 24 horas no ar e nenhum avião sai de fábrica com essa autonomia.

Roupas: o que vestir
Primavera e Outono: Calça jeans com casaco leve. Verão: Roupas leves, dê preferência a roupas mais conservadoras. Inverno: prepare o casaco, você vai precisar dele.

O Japão é um arquipélago que formam um arco no Oceano Pacífico, à leste do continente asiático. O território é formado por quatro grandes ilhas chamadas (em ordem de tamanho) Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, além de outras pequenas ilhas.

Sabiam que: existem mais aviões no fundo do mar, do que submarinos no céu? Imagem da carcaça de 2 aviões no fundo no mar e um mergulhador próximo aos aviões.

Europa – América do Norte. A constante turbulência nessa região se deve às correntes de ar que dominam o Atlântico Norte. E aparentemente, com o aquecimento global a situação tende a piorar.

mar de Iroise

O mar de Iroise, onde o Canal da Mancha se encontra com o Oceano Atlântico, é considerado um dos pontos mais perigosos do mundo. Por isso tem a maior concentração de farois. No Mar de Iroise há fenômenos que não são registrados em outros lugares.

O mar é um dos maiores perigos existentes, já que as ondas tornam o ambiente turvo e imprevisível. O oceano mais perigoso do mundo é o Oceano Pacífico. Este gigante ocupa 1/3 da superfície de todo o planeta. As correntezas são ferozes, os animais aquáticos são selvagens, isso sem falar na profundidade das águas.

O Brasil é banhado pelo segundo maior oceano do mundo, o Oceano Atlântico. Ao todo existem cinco oceanos no planeta, sendo eles: Atlântico, Pacífico (o maior de todos), Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

É preciso ter em mente que voar acima do limite é extremamente perigoso. O esforço exigido da estrutura da aeronave e do seu motor, geralmente levam a um colapso do sistema. Sendo assim, é provável que um acidente grave acabe acontecendo.

Sim, um voo direto, sem escala ou conexão. Sim, 20 horas voando, sem parar. Pois é isso que vai ocorrer em 2025, quando a companhia australiana Qantas iniciar os voos diretos entre Sydney e Londres e Sydney e Nova York, um plano que começou em 2017 e foi confirmado no início deste mês.

As asas não quebram durante o voo por conta de efeitos de engenharia que são aplicados a elas. Como citamos, é bem comum ver as asas balançando nos aviões durante as turbulências, mas é justamente esse movimento e essa flexibilidade que garantem a sobrevivência de todos.

Qual é o voo mais longo do mundo? Atualmente, o voo mais longo do mundo é operado pela companhia aérea asiática Singapore Airlines. A rota de mais 15.300km liga o Aeroporto JFK em Nova York, nos Estados Unidos, ao Aeroporto Changi, em Cingapura, em aproximadamente 18h30.

Não há voos diretos do Brasil para o Japão, sendo necessário fazer uma escala nos Estados Unidos, na Europa ou nos Emirados Árabes. As principais cidades de escala são Dallas, Los Angeles, Roma, Londres e Doha. Tampouco há voos diretos saindo de Portugal com destino a Tóquio.

Tóquio - 24 horas de vôo. Confira algumas dicas para fazer sua viagem a Tóquio.