Qual objeto tem o formato de um cilindro?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

No cotidiano podemos observar vários objetos com o formato cilíndrico, a exemplo da latinha de refrigerante, da vela de parafina, da lata de conservados, entre outros. Todas essas figuram possuem superfícies curvas, característica principal dos corpos redondos.

Os objetos que não possuem o formato de uma esfera e um cilindro são: o relógio e o lápis. O relógio representa uma forma geométrica não plana chamada círculo, o qual possui apenas duas dimensões comprimento e altura, não possuindo um volume.

Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros e esferas. O conjunto de todos os sólidos geométricos costuma ser dividido em três grandes grupos: poliedros, corpos redondos e outros.

Definição de um cilindro. Cilindro é um sólido geométrico pertencente aos corpos redondos. Intuitivamente, podemos identificar um objeto cilíndrico pelo formato circular das extremidades (chamadas de bases) e corpo curvo. Latas de refrigerante, velas de parafina e pilhas são exemplos de itens cilíndricos.

O cone é um importante sólido geométrico, que é estudado na geometria espacial. Ele é classificado como um corpo redondo ou sólido de revolução por ter um círculo como base e por ser construído a partir da rotação de um triângulo.

Existem três principais corpos redondos, sendo eles:
cilindro; cone; esfera.

Dentro inúmeros objetos que lembram um cubo, podemos listar: uma televisão, dado, pedra de gelo, caixas de madeira, monitor de computadores antigos, caixa de computador, caixa de celular, caixas de papelão, caixa de água, tomadas, hacks de instalação de computadores, puff de formado quadrado, caixa para protetor ...

São exemplos de corpos redondos o cilindro, o cone, a esfera, entre outros. Cilindro, cone e esfera.

O cilindro é um sólido geométrico composto por duas bases no formato de círculos e paralelas, e uma área lateral que as conecta. O fato de a base do cilindro ser um círculo faz com que ele seja classificado como corpo redondo.

Poliedros • Prisma retangular ou paralelepípedo (caixa de fósforo ou de creme dental e caixa no formato de cubo) • Prisma hexagonal (caixa de bombom Alpino).

a. Retangula e circulo.

Dependendo da inclinação do eixo, ou seja, do ângulo formado pela geratriz, os cilindros são classificados em: Cilindro Reto: Nos cilindros circulares retos, a geratriz (altura) está perpendicular ao plano da base. Cilindro Oblíquo: Nos cilindros circulares oblíquos, a geratriz (altura) está oblíqua ao plano da base.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

O cilindro é caracterizado por ter duas bases circulares de mesmo raio. Assim como o cone, o cilindro pode ser classificado como reto ou oblíquo. O cilindro é um corpo redondo. Para calcular a área total, é necessário calcular a área da base e a área lateral.

Faces em um cilindro
Os cilindros são compostos por três faces, duas faces circulares que formam as bases do cilindro e uma face formada pelo resto da superfície do cilindro.

Conhecemos como não poliedros os sólidos geométricos que não possuem faces formadas por polígonos. Eles possuem formas arredondadas e, por isso, recebem o nome de corpos redondos ou sólidos de revolução. São eles: o cilindro, a esfera e o cone.

O cilindro é uma figura geométrica que possui duas bases circulares e sua superfície não plana pode ser comparada a um retângulo enrolado; Já a esfera é um sólido geométrico perfeitamente redondo de qualquer direção que seja observado.

O cilindro possui duas bases e o cone possui apenas uma base. O cilindro e o cone são figuras geométricas espaciais. Além disso, podemos classificá-las como sólidos de revolução. Sendo assim, temos aqui uma característica comum aos dois sólidos.

A principal função do cilindro hidráulico é transformar a força ou energia hidráulica em força mecânica. Em outras palavras, é uma forma de reduzir a força física exercida pelas máquinas por meio de energia potencial hidráulica.