Qual objeto pode ser usado para evitar o choque?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Esses objetos são bem convenientes e facilitam o nosso dia a dia, principalmente em empresas ou em situações que precisamos de tomadas extras. Mas também é preciso cautela aqui. Utilize réguas e cabos que cumpram com os padrões de segurança.

O que isso significa? Ela vai pelo caminho mais curto e fácil de seguir, sem sofrer interrupções. Então, quando uma pessoa toca o registro para abri-lo ou fechá-lo, a eletricidade pode ir em direção à terra através do seu corpo, e então ocorre o choque.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.

Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.

Em teoria, o que acontece é que estamos o tempo todo gerando energia dentro do nosso corpo e a umidade do ar permite que ela flua livremente. Sem as partículas de água no ar, acumulamos tudo na gente e, quando tem algum objeto ou alguém que permite fazer essa energia sair, tomamos os sustos e os dolorosos choques.

  • 5 EPIs que não podem faltar para um eletricista. 25/05/2021. ...
  • Botina. É importante ter muito cuidado ao escolher calçados de segurança para os eletricistas da sua empresa. ...
  • Luva isolante. ...
  • Manga isolante. ...
  • Protetor facial. ...
  • Cinturão. ...
  • Capacete classe B.

As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.

Conforme mencionado, o DR é um dispositivo de proteção, utilizado como um interruptor automático em instalações elétricas. Sua função é desenergizar o circuito sempre que houver uma fuga de corrente superior à que o dispositivo consegue detectar.

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.

Não, pelo mesmo motivo apresentado no caso de tomar banho. Os aparelhos elétricos e elefônicos estão ligados a fios, que podem ter suas "voltagens" elevadas quando há queda de um raio sobre ou perto das redes telefônicas e elétricas, ou mesmo no caso de um raio que caia sobre a casa.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

'- Pulseira antiestática é uma pulseira conectada a um cabo de aterramento espiralado que permite descarregar qualquer acúmulo de cargas do corpo do operador, retornando ao equilíbrio e assim garantindo a proteção do equipamento em conserto.

Para remover estática facilmente, passe um pano molhado ou um detergente em folha sobre a roupa. Use hidratantes na pele para evitar estática também. Você pode passar objetos de metal, como cabides ou alfinetes, sobre o tecido para desfazer a estática.

Em dias frios e secos, corpos eletrizados tendem a ficar mais tempo "carregados". O ar seco dificulta a troca de cargas. Neste caso, a chance de alguém eletrizado encostar em outro corpo e trocar cargas acumuladas é maior —assim como a sensação de choque.

Se dois objetos possuem cargas elétricas opostas, eles se atraem. Caso as cargas sejam iguais, eles se repelem, ou seja, se afastam um do outro. Com isso em mente, fica mais fácil entender por que as pessoas podem tomar choque ao abrir a porta.

Corpos podem apresentar desequilíbrio em sua neutralidade em razão da diferença na quantidade de cargas positivas e negativas de sua estrutura e estes, quando em contato com outros corpos (carregados com cargas opostas ou neutros), ocasionam o movimento ordenado de cargas elétricas, gerando corrente elétrica.

Os mais comuns são máscaras de proteção, luvas de proteção, óculos de proteção, botas e sapatos de segurança, proteção para o corpo, botas impermeáveis, entre outros. Cada um deles é destinado a proteger diferentes partes do corpo, como ouvidos, face, olhos, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

Equipamentos de proteção coletiva

  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:

  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.