Qual objetivo do desenho dirigido?

Perguntado por: lourique8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O desenho dirigido pode ser uma história ouvida, um fato acontecido, ou até mesmo um assunto específico. Ainda com este direcionamento cada criança fará seu registro próprio, expressando a sua personalidade e seu ponto de vista.

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

O professor deve incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados como areia colorida, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.

Pode acontecer de duas formas: 1) desenho criativo dirigido – quando outra pessoa escolhe o tema; 2) desenho criativo livre – quando você escolhe o tema.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

O desenho é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida e uma forma de comunicação. É por meio dele que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

O desenho é uma parcela importante no desenvolvimento cognitivo do aluno e sendo bem aproveitado e potencializado pelos educadores podem auxiliar significativamente em áreas como: criatividade, expressividade, compreensão do aluno e do mundo que o cerca.

O desenho infantil é um parâmetro de análise importante o progresso da criança. O seu desenvolvimento contribui a representação simbólica, para o desenvolvimento motor, emocional e conseqüentemente, para a alfabetização.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Resumo sobre tipos de desenho
Desenho artístico. Cartoon / HQ. Desenho de retrato. Caricatura.

E, é nesse ponto que o desenho pode se classificar das seguintes formas: de memorização, de observação, criativo ou individual.

Traços contínuos: indica perfil dócil e harmônico; personalidade que respeita o ambiente e preza pelo bem-estar. Traços manchados ou cortados: nesse caso, há uma insegurança latente, medo de mudanças. Traços oblíquos: eles demonstram que a criança tem vigor, força e obstinação.

O desenho de observação de um objeto confere ao olho certo comando alimentado por nossa vontade. Há uma diferença fundamental entre simplesmente olhar para alguma coisa (sem um lápis na mão e sem a vontade de representá-la) e observar essa mesma coisa com o intuito de desenhar.

Por meio dele, as crianças podem mostrar seus pensamentos e viajar no seu próprio mundo de fantasias e faz de conta. Devido aos inúmeros benefícios que essa atividade traz, é importante que os pequenos sejam incentivados a aprender a desenhar na infância, tanto pelos pais quanto pelos professores.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática.

O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.

O desenho em sua dimensão lúdica, é concebido como forma de comunicação infantil, a partir da qual a criança consegue expressar seus sentimentos, seu mundo interno.