Qual objetivo de trabalhar movimento na Educação Infantil?

Perguntado por: avieira4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O objetivo é que a criança possa utilizar atividades de movimento em contextos significativos de sua experiência. Um trabalho com o movimento contribui com as questões atitudinais, com a capacidade de se relacionar com o outro, dialogar e resolver problemas, o que sempre acontece em contextos de jogos e brincadeiras.

O movimento lúdico, como já foi dito anteriormente, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, porém o ambiente e o espaço também são importantes nesse processo, pois são elementos que influenciam no envolvimento da criança com o mundo.

O movimento do corpo humano, desde a prática de exercícios físicos regulares, até simples atitudes no dia a dia, podem salvar sua qualidade de vida. Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais.

Segundo a Wikipédia, Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

6 atividades de corpo e movimento na educação infantil

  1. Caça ao objeto. É uma atividade que pode ser feita de forma individual ou em grupo. ...
  2. Bola de meia. As crianças devem fazer bolas de meia de tamanhos e pesos diferentes. ...
  3. Tarefas com muita dança. ...
  4. Estátua. ...
  5. Mímica. ...
  6. Corrida de saco.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

A prática regular de atividades físicas proporciona mais disposição para realizar outras tarefas, mais força, flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios.

As atividades e brincadeiras de movimento corporal são de extrema importância no âmbito da Educação Infantil, pois é movimentar o próprio corpo que as crianças menores compreendem o ambiente em que se encontram, as suas próprias percepções e sentidos e interagem com as outras crianças que estão ao seu redor.

A criança aprende por meio do movimento de saltar, correr, chutar, arremessar, rolar, transpor barreiras e outras habilidades desenvolvidas nos jogos, brincadeiras, entre outras atividades lúdicas.

A psicomotricidade auxilia a criança em seu desenvolvimento psíquico, contribuindo com a formação das estruturas mentais superiores e da maturação das funções neuromotoras, até porque os aspectos físicos e cognitivos estão interligados, formando uma unidade, que é o indivíduo (COSTALLAT, 2002).

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

Através de explorações motoras a própria criança desenvolve consciência do mundo em seu redor e de si mesmo. Com o conteúdo proposto vemos que os alunos desenvolveram suas coordenações motoras global do movimento e que o mesmo possa influenciar na vida diária de cada aluno.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

A habilidade EI02EF01 consiste em: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

A habilidade EI03CG02 consiste em: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A habilidade EI03EO04 consiste em: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Ou seja, ao executarmos determinado exercício utilizando a postura/técnica correta, possibilitamos um equilíbrio entre os músculos e os ossos de forma a proteger as estruturas de suporte, diminuindo a sobrecarga nas articulações e permitindo a eficiência máxima no movimento.

Os movimentos corporais como gestos, podem ser definidos como um movimento determinado por uma intenção. O gesto tem finalidades conscientes ou inconscientes, chegando às vezes a ser uma redundância da comunicação.