Qual objetivo de trabalhar dobradura na educação infantil?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Segundo Almeida (1981), o origami pode ser introduzido com os objetivos de estimular a concentração, a memória, a criatividade, o desenvolvimento da autoestima, a socialização e a afetividade, aspectos que contribuem com o desenvolvimento integral da criança.

As crianças com idade entre quatro e seis anos desenvolvem dobraduras que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos. Os primeiros devem ser o de dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.

A técnica do origami contribui para: melhorar a destreza manual e a paciência, reduzir o estresse, melhorar a visão espacial, auxiliar na área de geometria e outras, estimular e melhorar a capacidade de concentração, e desenvolver a coordenação motora fina.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Dobradura é a arte de construir objetos de papel. Uma de suas variantes é o origami. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel.

As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais. O kusudama, também chamado de "origami modular", é composto de formas que podem ser cortadas, coladas ou encaixadas umas às outras.

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Abra um pouco a dobra, traga a ponta para cima e pressione a base, fazendo o mesmo com a outra ponta; Afaste um pouco as pontas centrais e pressione a base; Escolha uma das pontas e faça uma pequena dobra, esse será o bico; Puxe as dobras do lado, inflando assim o seu origami fácil pássaro e pronto!

O Origami possibilita o desenvolvimento da visão espacial pois trabalha fisicamente com a transformação de objetos bidimensionais, como a folha de papel, em outros tridimensionais como caixas, enfeites, animais e pessoas e, através dessa transformação, realizada pelo aluno, ele fixa e aprende os conceitos matemáticos ...

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

A habilidade EI03EO05 consiste em: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

A habilidade EI03ET03 consiste em: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

A habilidade EI03EO04 consiste em: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. Reconhecer as pessoas que fazem parte de sua comunidade e conversar com elas sobre o que fazem.

A habilidade EI03CG05 consiste em: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.