Qual objetivo de trabalhar dobradura na educação infantil?
Segundo Almeida (1981), o origami pode ser introduzido com os objetivos de estimular a concentração, a memória, a criatividade, o desenvolvimento da autoestima, a socialização e a afetividade, aspectos que contribuem com o desenvolvimento integral da criança.
Como fazer dobradura na educação infantil?
As crianças com idade entre quatro e seis anos desenvolvem dobraduras que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos. Os primeiros devem ser o de dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.
Qual é o objetivo da técnica do origami?
A técnica do origami contribui para: melhorar a destreza manual e a paciência, reduzir o estresse, melhorar a visão espacial, auxiliar na área de geometria e outras, estimular e melhorar a capacidade de concentração, e desenvolver a coordenação motora fina.
Qual habilidade da BNCC trabalha dobradura?
A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
O que diz a habilidade EI03EF02?
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
O que é a arte da dobradura?
Dobradura é a arte de construir objetos de papel. Uma de suas variantes é o origami. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel.
Quais são as características de uma dobradura?
As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais. O kusudama, também chamado de "origami modular", é composto de formas que podem ser cortadas, coladas ou encaixadas umas às outras.
O que é a motricidade fina?
A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.
Qual é a origem da dobradura?
A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.
Como fazer uma dobradura passo a passo?
Abra um pouco a dobra, traga a ponta para cima e pressione a base, fazendo o mesmo com a outra ponta; Afaste um pouco as pontas centrais e pressione a base; Escolha uma das pontas e faça uma pequena dobra, esse será o bico; Puxe as dobras do lado, inflando assim o seu origami fácil pássaro e pronto!
Porque o origami é muito estudado pelos matemáticos?
O Origami possibilita o desenvolvimento da visão espacial pois trabalha fisicamente com a transformação de objetos bidimensionais, como a folha de papel, em outros tridimensionais como caixas, enfeites, animais e pessoas e, através dessa transformação, realizada pelo aluno, ele fixa e aprende os conceitos matemáticos ...
O que diz a habilidade EI02TS02?
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
O que diz a habilidade EI03EO05?
A habilidade EI03EO05 consiste em: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
O que diz a habilidade EI03ET03?
A habilidade EI03ET03 consiste em: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
O que diz a habilidade EI03EO04?
A habilidade EI03EO04 consiste em: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
O que significa a habilidade EI03EO06?
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. Reconhecer as pessoas que fazem parte de sua comunidade e conversar com elas sobre o que fazem.
O que diz a habilidade EI03CG05?
A habilidade EI03CG05 consiste em: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.