Qual objetivo da causa final?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

III- A causa final é própria daquele ser que deve atualizar as potências contidas em sua matéria para alcançar a finalidade própria.

As 4 causas de Aristóteles é uma teoria presente na Metafísica de Aristóteles e tem como objetivo definir o que realmente faz com que alguma coisa exista de fato. É um dos temas que mais caem na prova do Enem e pode fazer toda a diferença em sua pontuação final.

De modo geral, a doutrina de Aristóteles contempla os seguintes quatro tipos de causas: as materiais (relativas ao que algo é feito), as formais (relativas ao que algo é), as eficientes/motoras (relativas ao que ou quem o produziu), e as finais (relativas à finalidade, télos, ou para quê; ou seja, àquilo que algo visa ...

As quatro causas

  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

A causa eficiente e a causa final ajudam a explicar o movimento Aristóteles devido a inserção razão na construção de sua lógica. Os vários sentidos da razão sempre caem no mesmo que seria por meio da razão se chegar a felicidade plena.

A causa, diferente do fator, não pode ser desequilibrada por situações contingentes, subjetivas ou particulares. Isso significa dizer que uma causa tem uma certeza determinante ou objetiva, enquanto os fatores vivem no universo do poderá ser em conformidade com a disposição do sujeito ou do objeto.

A "causa eficiente" equivale ao agente que determina diretamente o fenômeno considerado. A "causa final" é o propósito com que um ato se realiza, a finalidade de algo, a razão por que existe ou passa a existir.

A causalidade é o agente que liga dois processos, sendo um a causa e outro o efeito, em que o primeiro é entendido como sendo, ao menos em parte, responsável pela existência do segundo, de tal modo que o segundo é dependente do primeiro.

E segundo Aristóteles, existem 4 tipos de causas:

  • Causa material. Causa material é aquilo de que uma coisa é feita. ...
  • Causa formal. A causa formal é o princípio que determina a matéria tornando-a uma essência particular. ...
  • Causa eficiente. A causa eficiente refere-se ao agente que realiza uma mudança (movimento). ...
  • Causa final.

Na teoria metafísica aristotélica destaca-se o que chamamos de Teoria das Quatro Causas. São elas as causas: material, formal, eficiente e final. As duas primeiras objetivam explicar a constituição dos seres, das substâncias.

A ideia básica de causa e efeito é que os eventos no presente são causados por eventos do passado e, por sua vez, serão causas de eventos no futuro. Tudo parece criteriosamente ordenado em uma inexorável linha do tempo.

1 Aquilo que determina a existência de uma coisa ou de um acontecimento; razão, motivo, explicação: “Não estamos no momento investigando as causas da morte do cidadão João Paz” ( EV ) . 2 Aquilo que provoca o início ou determina a origem de algo; agente, origem, princípio.

Quando uma pessoa tem uma causa, ela fica sempre atenta ao que está acontecendo e se preocupa em encontrar as melhores oportunidades para atuar.

Para o autor, há três principais teorias acerca do nexo causal: a da equivalência das condições, a da causalidade adequada e a que exige que o dano seja consequência imediata do fato que o produziu.

A causa material é aquilo que realmente constitui o objeto, a matéria propriamente dita. A causa formal é a forma ou modelo do objeto, organizando a matéria, para que esta tenha um designado desenho, ou uma designada forma.