Qual o xarope que é bom para tosse com catarro?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Vick Xarope 44E para alívio da tosse seca e com catarro. Vick Brasil.

A tosse carregada de catarro, pode ser sinal de uma doença mais séria. Caso a tosse persistir é preciso procurar um médico, não se deve ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia. Essa atitude pode mascarar problemas mais sérios.

Uma solução rápida na presença dessas secreções é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.

Para eliminar a expetoração persistente é necessário torná-la mais fluida. Beber muita água é uma medida acertada para fluidificar as secreções mucosas e reduzir a sensação de peso no peito. Isso permite hidratar as mucosas e tornar as secreções menos viscosas. Dessa forma, a sua expulsão será muito mais fácil.

chá de hortelã

Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

Agora, se o muco é mais espesso e tem cor mais amarelada ou esverdeada, é importante procurar atendimento médico, pois esses casos geralmente estão associados a infecções. Procure atendimento médico urgente se a tosse produtiva for acompanhada de febre, ou de muco com sangue.

É importante ressaltar que após um quadro viral, como resfriado ou tosse, um paciente pode permanecer tossindo por 4 a 6 semanas sem que isso seja considerado grave e que mereça atenção especial. Porém, ao longo do acompanhamento, a tosse deve diminuir até que o paciente não apresente mais este sintoma.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Estas medidas irão ajudar.

  1. Elimine todos os produtos lácteos dois dias antes de. começar a limpar. ...
  2. Beba uma xícara de chá de ervas laxante antes de ir. ...
  3. Esprema 1 limão em 300 ml de água e tome antes. ...
  4. Beber 300 ml de suco de grapefruit (suco de toranja) ...
  5. Beber 300 ml de suco de cenoura puro entre café da.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

7 tipos de remédio caseiro para tosse

  1. Abacaxi. O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. ...
  2. Gargarejo de água e sal. ...
  3. Chá de limão. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de alho e especiarias. ...
  6. Suco de limão e óleo de coco. ...
  7. Elixir da potência.

Quando o corpo fica na horizontal, tanto o refluxo quanto o acúmulo de secreção na garganta podem ocorrer com maior intensidade. Por isso, é recomendado manter a cabeça elevada em relação ao corpo. Isso pode ser feito com o uso de travesseiros ou optando pelo repouso em poltronas e sofás reclináveis.

Já o catarro verde ou amarelo na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas. “A tosse com catarro esverdeado ou escuro normalmente é sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana”, aponta a médica. Há também a tosse com catarro com sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias.