Qual o xarope indicado para limpar os pulmões?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

MUCOSOLVAN é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares agudas e crônicas para facilitar a expectoração quando houver acúmulo de secreção.

Xaropes de farmácia

  1. N-acetilcisteína. A N-acetilcisteína é um xarope mucolítico que age fluidificando as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias, sendo principalmente indicado para aliviar a tosse com catarro. ...
  2. Ambroxol. ...
  3. Dextrometorfano. ...
  4. Salbutamol.

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

Trata-se de colocar o paciente deitado, com a cabeça abaixada e bater levemente em suas costas, trabalhando de cima para baixo. Muitas vezes, é combinado com a drenagem postural, uma técnica em que você muda a posição do seu corpo para que seja mais fácil para o fluido sair dos pulmões.

Suco de laranja, cenoura e gengibre
Aqui você tem mais sucos para limpar os pulmões que são fáceis de preparar e com produtos muito acessíveis.

Para fazer um chá bom para fortalecer os pulmões você pode usar ervas como alfavaca, alecrim, equinácea, hortelã e eucalipto. Também dá para optar pelo chá verde e o chá de limão com alho.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Ele é indicado para situações em que paciente possui muita secreção densa, mas tem dificuldade para eliminá-la via expectoração. Logo, este medicamento pode ser utilizado por pessoas com bronquite aguda, bronquite crônica, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso/atelectasias pulmonares e fibrose cística.

Chá de malva e guaco
O expectorante caseiro com malva e guaco possui uma ação calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar. Além disso, o guaco possui propriedades que deixam as secreções mais líquidas, sendo mais fácil retirar o catarro preso na garganta e pulmões.

O xarope de VICK 44E contém um antitussígeno que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro.

Catarro esbranquiçado ou transparente
Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta. Pode ser um resfriado ou alergia, mas também ocorre em casos de sinusite e até gripe, mesmo que essa última atinja os pulmões.

Por serem órgãos autolimpantes, os pulmões são capazes de se curar logo após o fim da sua exposição a agentes nocivos. Seja depois que respiramos ar poluído, paramos de fumar ou outros casos semelhantes.

Dados experimentais e clínicos demonstram que a vitamina D tem um efeito fisiológico sobre a função pulmonar e a imunidade inata e adaptativa contra microrganismos. Células do trato respiratório podem produzir vitamina ativa D (calcitriol) e têm seu receptor em seu núcleo.

O tratamento pode incluir medicação inalatória, fisioterapia respiratória e, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de oxigênio domiciliar. A Dr. Vera esclarece que ainda não existe uma cura, mas que é muito importante que o paciente pare o uso de cigarros para um tratamento bem sucedido.

A inflamação no pulmão, decorrente da pneumonia, pode demorar várias semanas para desaparecer, de modo que a persistência das opacidades na radiografia deve ser avaliada após 3-6 semanas do início do tratamento, dependendo de cada caso.

O chá de alho é um bom aliado para quem quer acabar com a tosse. Por ter propriedades expectorantes, a bebida ajuda a eliminar o muco em excesso. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de alho ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma.