Qual o volume normal da próstata em cm3?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em homens adultos jovens, a próstata costuma ter 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 cm3 (ou 15 a 20 g). Mas com o avançar da idade, principalmente sobre a influência do hormônio masculino, a glândula pode crescer gerando a hiperplasia benigna da prostáta (HPB).

3 cm de comprimento; 4 cm de largura; 2 cm de profundidade; Cerca de 20 gramas de peso.

Tamanho da próstata após os 50 anos
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Em homens adultos jovens, a próstata costuma ter 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 cm3 (ou 15 a 20 g). Mas com o avançar da idade, principalmente sobre a influência do hormônio masculino, a glândula pode crescer gerando a hiperplasia benigna da prostáta (HPB).

1. Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Prostatite: é o inchaço e a inflamação da próstata. Além de dor e dificuldade para urinar, os sintomas também incluem febre, dor na virilha, na ára pélvica, no pênis ou nos testículos. Pode surgir gradualmente ou de repente e, ao contrário da hiperplasia prostática benigna, é mais comum em homens com menos de 50 anos.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

O câncer de próstata ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, culminando em tumor maligno que pode acometer apenas a glândula ou se estender local ou sistemicamente, que é o caso das metástases.

Qual a melhor forma de reduzir o tamanho da Próstata?

  1. Casca de pygeum;
  2. Serenoa repens (saw palmetto);
  3. Sementes de abóbora;
  4. Urtiga;
  5. Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Valores considerados normais
Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Qual o valor normal do PSA? Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

A próstata aumentada, também designada por Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), é uma das doenças mais frequentes nos homens. Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e respectivas queixas urinárias.

Apesar de causar sintomas e necessitar de tratamento, como o próprio nome já diz, a hiperplasia prostática benigna não está associada ao câncer de próstata, nem aumenta as chances de o paciente desenvolver um tumor. Entretanto, é sim possível que o paciente apresente os dois problemas ao mesmo tempo.

Cinco sinais de que há algum problema na próstata

  • Desejo frequente de urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor ou queimação ao urinar ou ejacular;
  • Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas;
  • Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.