Qual o versículo que fala de dízimo?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ele disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).

Enquanto no Antigo Testamento expressa o compromisso do dízimo para com Israel. No Novo Testamento, há temos poucas passagens que falam sobre a ordenança do dízimo a igreja: Mateus 23:23 e Lucas 11:42. Lucas 18:11-12.

7 palavras de oferta e dízimo com explicação

  1. Servo bom e fiel. "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! ...
  2. Honrando a Deus com os recursos. Honre o Senhor. ...
  3. Dê de coração e não por obrigação. ...
  4. Dando o que nos custa. ...
  5. Dízimo é compromisso. ...
  6. Nossos recursos em favor do Reino. ...
  7. Dar é melhor que receber.

No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia.

Ninguém é obrigado a oferecer o dízimo. Ele deve ser doado de boa vontade com a mesma regularidade com que o fiel recebe seus ganhos regulares. Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

As ofertas devem ser dadas de boa vontade. A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Cada pessoa deve dar o quanto possa.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o adízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos!

Devido à sua fidelidade, seu Pai Celestial lhe promete bênçãos que são muito maiores do que qualquer coisa a que tenha de renunciar. Pagar o dízimo demonstra sua fé em Jesus Cristo. Quando você confia Nele, recebe a força, a orientação e o apoio de que precisa em sua vida.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Uma resposta de gratidão e sinal de corresponsabilidade
Sim, o dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A devolução do dízimo nasce do coração sensível. O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos.

O Apóstolo Paulo ensinou que a maneira como doamos é tão importante quanto o que doamos. Ele disse: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

Em Gênesis 14:20 vemos a primeira menção ao dízimo, na Bíblia. O fato de Abraão dar o dízimo ao sacerdote Melquisedeque nos mostra que isto já era uma prática conhecida, bem antiga, antes mesmo da existência dos Levitas, ministros religiosos que eram mantidos com o dízimo (Números 18:24 e 26).

Ele promete que receberemos de volta uma medida boa, recalcada, sacudida e transbordante. Isso significa que a generosidade de Deus excede em muito a nossa, e Ele nos abençoa abundantemente quando somos generosos com os outros.

Esta passagem em outras versões da Bíblia
22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua acruz, e siga-me. 24 aPorque, qualquer que quiser salvar a sua vida, bperdê-la-á; porém qualquer que, por causa de mim, perder a sua vida, a salvará.