Qual o versículo chave do livro de Tiago?

Perguntado por: egois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O Apóstolo Tiago nos ensinou a chave para receber sabedoria de Deus. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

26 Porque, assim como o corpo sem o aespírito está bmorto, assim também a fé sem as obras é morta.

Tiago 4 aborda a questão dos conflitos e brigas dentro da comunidade cristã. Tiago argumenta que conflitos e desentendimentos surgem de desejos egoístas e anseios não realizados. Ele encoraja seus leitores a resistir a esses desejos e a se submeterem a Deus, que dá graça aos humildes.

São Tiago é o padroeiro da Espanha. Isto se deve a uma tradição que vem desde os primórdios do cristianismo. Conta-se que, logo após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, São Tiago teria ido para a Espanha anunciar o Evangelho.

Tiago deseja encorajar-nos a sermos pacientes em tempos de provas. Como um agricultor, devemos esperar por uma colheita espiritual, por frutos que glorifiquem a Deus. Como os profetas, devemos procurar oportunidades para testemunhar em meio ao sofrimento.

(Tiago 1:26) Qual é o propósito do freio de um cavalo? (Guiar e controlar o animal.) Como podemos colocar em prática o conselho de Tiago e “refrear” nossa língua? (Ver Tiago 4:11. As respostas podem incluir não fazer fofocas, mentiras, discussões acaloradas, impropérios e palavras iradas.

Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado. Então se você estiver passando, mesmo que seja por uma prova de fogo, louve ao Senhor, espere mais um pouco, mantenha-se firme e logo Deus trará o livramento para a tua vida.

8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

“Ao exercermos o indubitável poder do sacerdócio de Deus tendo em mente Sua promessa de ouvir e responder a oração da fé, não podemos esquecer que a fé e o poder de cura do sacerdócio não podem produzir um resultado contrário à vontade Daquele a Quem o sacerdócio pertence.

Nós temos Cristo como nosso mediador. Por intermédio dele, nós somos considerados verdadeiros santos, mesmo tendo apenas começado a agir como povo santo. Em resumo, aqueles que têm muitos problemas devem elevar seus espíritos reconhecendo a misericórdia de Deus e se lembrando do que cristo tem feito por eles.

Pedir a Deus
O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.” Guia para Estudo das Escrituras, “Oração”, scriptures.LDS.org.

Aquele que só ouve ou só conhece a Palavra está enganando a si mesmo, como afirma Tiago, ou está construindo a sua casa sobre a areia. Há premente necessidade de praticar o que dizemos conhecer e crer. Não podemos ser hipócritas como os fariseus e saduceus do tempo de Jesus.

Voltemos para Tiago 1:19, “… Seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Já ouvimos que “se irar” é nada menos do que uma tentativa da nos auto-justificar. Em outras palavras, nós nos iramos quando pensamos demais de nos mesmos!

Tiago 3 é um capítulo importante que trata do poder da língua e da importância de controlar nossa fala. Tiago enfatiza que a língua é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para o bem ou para o mal, e que tem o poder de abençoar e amaldiçoar.

Tiago nos ensina sobre o mundo de maldade e pecado que há escondido em um órgão tão pequeno, e sobre o nosso dever de dominá-lo. Não devemos usar a boca como fonte de bênção e maldição. Ela deve ser apenas, fonte de bênção. Uma fonte limpa!

A mensagem de Tiago é clara: em vez de desistir ou perder a fé diante da adversidade, os cristãos devem confiar em Deus e confiar em Sua sabedoria para navegar em tempos difíceis. Tiago também ensina sobre a importância da sabedoria e o poder da oração.

O irmão do Evangelista
No Novo Testamento figuram pelo menos 4 Tiagos. Um dos que se chamavam Tiago era denominado Tiago, o Maior, para diferenciar de Tiago, o Menor. Era filho de Zebedeu e Salomé, portanto, irmão de João, o Evangelista. Nasceu em Betsaida da Galiléia, e, tal como seu irmão, era pescador.

Tiago, Irmão do Senhor.

Tiago, líder da Igreja em Jerusalém
Esse Tiago é mencionado como um dos líderes mais influentes na Igreja em Jerusalém. Ele aparece em destaque na ocasião do concílio registrado em Atos 15:13. Muito provavelmente ele foi o autor da Epístola que recebe este nome no Novo Testamento.

Sobre. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.