Qual o versículo chave do Livro de Joel?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A perícope de Joel 3,1-5 demonstra a universalidade da mensagem do livro de Joel bem como a inclusão de todos povos na bênção de Deus: Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões!

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.

Joel sugere que o povo se reúna na casa do Senhor em jejum e oração, pedindo livramento em suas dificuldades, assim como o Senhor ordenou aos santos nos últimos dias que “permanecessem em lugares santos”.

O Livro de Joel tem dois objetivos: histórico e profético.

Para ele, “rasgar o coração” é deixar-se iluminar pela lógica do Evangelho de Jesus Cristo, que interpela o ser humano a dar de comer aos famintos. Importa não resistir à iluminação da Palavra de Deus para dissipar as sombras que envolvem o coração humano e os horizontes da humanidade contemporânea.

28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Neste capítulo o profeta Joel continua alertando o povo de Jerusalém acerca da iminente invasão dos inimigos. Ele proclama a necessidade de um arrependimento nacional para que o mal predito não sobreviesse sobre o povo e a cidade de Sião ( Jl 2:1 -27).

Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde, por trás do seu jeito frágil, uma personalidade poderosa, capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia.

O nome de Joel combina o nome da aliança de Deus, YHWH (ou Javé), e El (Deus), e tem sido traduzido como «aquele para quem YHWH é Deus», isto é, um adorador de YHWH.

As nuvens gigantes de gafanhotos compõem um dos dez castigos divinos contra o povo, o faraó e os deuses egípcios, numa espécie de exaltação de uma superioridade do Deus que guiava os hebreus.

O gafanhoto cortador age cortando as folhas, o gafanhoto migrador quebrando e carregando folhas e galhos, o gafanhoto devorador consome ainda mais as plantações a reprodução e finalmente o gafanhoto destruidor corrói os troncos e folhagens podendo matar as plantas.

A Bíblia fala sobre algo parecido com isso: o devorador. Em Joel 1:4, lemos sobre os gafanhotos, que destruíram as colheitas de Israel. Mas, assim como os gafanhotos são devorados por outras pragas, podemos ser fortalecidos para resistir ao devorador.

Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).

O livro conta a história da amizade entre Joel e Pedrinho. Joel um garoto com necessidades especiais e Pedrinho com o desejo todo inusitado de querer voar. Diante de algumas situações, os dois se redescobrem como verdadeiros e fiéis amigos que souberam como superar suas limitações e diferenças.

O livro de Joel tem 3 capítulos e 73 versículos. O nome de Joel sig: "O Senhor é Deus", ele é indentificado como "filho de Petuel", (ver. Joel.

O texto fala em manifestações exteriores de arrependimento como Jejuns, choro e pranto (O povo é convidado a se converter a Deus lançando mão destas práticas – o exterior é importante!