Qual o versículo chave do livro de Jeremias?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

25:10–11.

O poder de Deus se manifesta em nossa fraqueza:
Jeremias se sentiu incapaz de cumprir a missão que Deus lhe confiou, mas Deus lhe prometeu capacitação e fortalecimento. Da mesma forma, quando nos sentimos fracos e incapazes, Deus pode manifestar seu poder em nós e usar-nos de maneira poderosa para cumprir sua vontade.

19 E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Em Jeremias 29, porém, Deus nos mostra que a bênção dELe sobre a nossa vida não depende de tudo ao nosso redor estar perfeito, mas de adotarmos a postura que Ele espera que tenhamos.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

6 Porventura não poderei eu fazer de vós como fez este aoleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor: Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Deus promete a Jeremias que ele seria como uma “Cidade fortificada”. Ou seja, inabalável. Além disso, o Senhor diz: “Eles lutarão, mas não vencerão” – ou seja, haverão muitas lutas na vida do vocacionado, mas nenhuma derrota definitiva. Isso porque, somos inabaláveis com o Senhor.

Antes de eu formar você no ventre, eu já sabia tudo a seu respeito. Antes que você pudesse ver a luz do dia, eu já tinha planos para você: Um profeta às nações, era o que eu tinha em mente”.

O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele. Se deixarmos Ele trabalhar em nossas vidas, o Senhor fará uma grande e poderosas em obra em nossas vidas e através delas. Contudo, há uma dificuldade em nós de ceder a direção do Senhor. Isso é refletido na intenção do povo de matar o profeta Jeremias.

19 Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei", diz o Senhor.

No texto lido, em Jeremias 18:1 a 6, mais uma vez o Senhor compara o homem com o barro nas mãos do oleiro, falando acerca do seu povo, Israel. Um estudo sobre o processo de fabricação de um vaso de barro por um oleiro, nos apresentará muitos detalhes que ratificam o propósito do Senhor em fazer esta comparação.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta (1:5), ele não queria aceitar: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem" (1:6). O Senhor respondeu que ele lhe daria as palavras e que ele determinaria a programação (1:7).