Qual o versículo chave do livro de Eclesiastes?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Eclesiastes 11–12 O pregador conclui que, ao contrário da maioria das coisas na vida, a obediência aos mandamentos de Deus é de importância duradoura, pois um dia todos morreremos, nosso espírito voltará a Deus e Ele nos julgará segundo a maneira como vivemos durante nossa vida mortal.

Salomão, o ser humano mais sábio que viveu na Terra, não foi capaz de encontrar todas as respostas. Não há limites para o conhecimento. Contudo, o caminho para todas as respostas estão em temer a Deus, no tempo certo Ele revelará o propósito de cada coisa. Enquanto isso, desfrutamos da vida na presença dEle.

São diversas sentenças, à moda de provérbios, sobre dois temas principais: a sabedoria, que é dom de Deus a quem ama e vive segundo sua vontade, e o temor de Deus, que não significa medo diante de Deus, mas é a consciência de ser criatura de Deus.

O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5). Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar.

Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se.

O livro de Eclesiastes foi escrito por alguém que chamava a si mesmo de “pregador” (Eclesiastes 1:1). O pregador ensinou que as condições de nossa vida mortal são temporárias e indica que Deus levará todas as obras a julgamento. O livro Cantares de Salomão é poético e celebra o amor entre um homem e uma mulher.

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

Eclesiastes é o único livro de filosofia – filosofia pura – incluído no cânon Bíblico. A palavra que mais se repete no livro é vaidade.

Dos versículos 1-11, ele nos mostra o aspecto material da vida e que por si só, se não vivermos com base em um propósito, a vida é monótona. Portanto, ao ler Eclesiastes na Nova Aliança em Jesus, precisamos orar para que o Senhor acrescente o Seu propósito a nossa vida, de maneira que possamos vive-la plenamente.

4 Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento. 5 O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. 6 Melhor é ter um punhado com tranqüilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento.

Salomão ensina que “a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida” (Provérbios 13:12). Daí o valor de assumir e cumprir compromissos, manter certa cadência diligente na busca por aquilo que se quer.

4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca aceifará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do avento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim tu não sabes as obras de Deus, que bfaz todas as coisas.

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.

Significado de Eclesiástico
substantivo masculino Indivíduo que pertence ao clero ou que faz parte dos serviços sacerdotais; sacerdote, padre, clérigo. Texto do Antigo Testamento da Bíblia; Eclesiastes. Etimologia (origem da palavra eclesiástico).

Eclesiastes 11–12 O pregador conclui que, ao contrário da maioria das coisas na vida, a obediência aos mandamentos de Deus é de importância duradoura, pois um dia todos morreremos, nosso espírito voltará a Deus e Ele nos julgará segundo a maneira como vivemos durante nossa vida mortal.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Segundo Salomão, há um tempo para a guerra e um tempo para a paz, um tempo para reunir e um tempo para dispersar, um tempo para falar e um tempo para o silêncio (Ec 3).