Qual o versículo bíblico que fala sobre tatuagem?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

28 "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.

Decisão do STF
Conforme exposto acima, fica claro que o simples fato de ter uma tatuagem não pode ser impeditivo para que alguém assuma um caro ou função pública, porém, essa tatuagem não pode apresentar conteúdo que viole os valores da instituição.

Sem cuidados básicos e específicos de higiene, a prática pode trazer riscos como alergias, queloides (má-cicatrização), infecções por bactérias e até a possibilidade de infecção por vírus HIV e de hepatites.

O dermatologista sublinha que “é garantido que toda a picada da pele pode levar a penetração de agentes infeciosos”. Embora a nossa pele seja “um órgão de defesa fantástico”, muitos orifícios trazem riscos evidentes. Casos de alergias e de infeções são os problemas médicos mais relacionados com as tatuagens.

Deuteronômio 22. Moisés estabelece leis referentes a bens perdidos, ao uso de roupas adequadas, ao cuidado com os interesses alheios, ao casamento com uma moça virgem e à imoralidade sexual. 1 Vendo aextraviado o boi ou ovelha de teu birmão, não os ignorarás; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.

Os israelitas foram chamados para ser separados dos cananeus que ocupavam anteriormente a mesma terra. Este código conclui: “Não façam como se faz na terra do Egito, onde vocês moraram, nem façam como se faz na terra de Canaã, para onde eu os estou levando. Não andem segundo os estatutos desses povos.

30 Também todas as adízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. 31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará o seu quinto sobre ela.

Primeiras tatuagens
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 a.C. e 2000 a.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.

“Geralmente as pessoas que se tatuam buscam se sentir significantes no mundo. Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal”.

"Ninguém poderá consagrar a primeira cria de um animal, pois já pertence ao Senhor; seja cria de vaca, seja de cabra, seja de ovelha, pertence ao Senhor. Mas se for a cria de um animal impuro, poderá resgatá-la pelo valor estabelecido, acrescentando um quinto a esse valor.

Principais riscos da tatuagem
Reação alérgica à tinta usada; Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes com relevo e inchaços; Contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS.

28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. 29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se, para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.

Quando se faz uma tatuagem é recomendado evitar, por um período de 2 a 4 semanas, os alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes, sorvetes, bolos e biscoitos recheados, porque podem estimular a inflamação no organismo, atrasando e dificultando a cicatrização da tatuagem.

Este impedimento se deve ao risco de transmissão de agentes infecciosos relacionado a estes procedimentos. Passado esse período, o doador tatuado está apto a ir ao banco de sangue e fazer a sua parte. Importante ressaltar que sempre é preciso seguir os pré-requisitos para ser um doador de sangue.

Descubra o que motivou a pessoa.
Alguns eventos, como um aniversário, um novo emprego ou o nascimento de um filho, podem motivar alguém a fazer uma tatuagem. Nesses casos, a tatuagem tem o propósito comemorativo: talvez seja mais fácil aceitar a decisão ao perceber que ela foi motivada por algo importante.

Nossa pesquisa revelou que 41% das pessoas com apenas uma tatuagem sofreram algum tipo de preconceito. Já 55% das pessoas que responderam a pesquisa dizendo ter 5 tatuagens sofreram discriminação, e 77% das pessoas com 12 tatuagens passaram por algum episódio de rejeição.

A motivação mais frequente entre os jovens é a de ordem estética. A tatuagem é mais um enfeite, uma forma de expressão. É a diferença explícita no próprio corpo.

Saiba os riscos da tatuagem nos dedos
A pele do dedo é muito fina e isso dificulta a pigmentação do local, mesmo quando se usa a tinta preta. Por isso, as tatuagens nessa área tendem a ficar com o aspecto borrado ou, em alguns casos, até sumir completamente depois de um tempo.

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.

6 Sede fortes e acorajosos; bnão temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te cdeixará nem te desamparará.