Qual o verniz mais resistente a sol e chuva?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

verniz acrílico

O verniz acrílico é muito resistente ao sol e à chuva e, por isso, é ótimo pra áreas externas. O produto oferece alta proteção contra cupins e ainda deixa a madeira com um brilho incrível.

Maior durabilidade
O Verniz Suvinil Longa Duração Brilhante também é capaz de preservar a madeira por muito mais tempo. Após a aplicação, a Suvinil garante que a cobertura dure até oito anos — contanto que a pintura seja realizada de acordo com as instruções presentes na embalagem e nas condições naturais de clima.

O verniz premium, quando comparado aos outros tipos de verniz para madeira, tem um desempenho superior. Ele não só protege o móvel contra a umidade como também traz proteção contra mofo e insetos. Devido a sua qualidade, ele pode ser usado tanto em ambientes internos como externos.

O verniz é um produto que promove uma alta formação de película. Isso significa que ele preenche os veios da madeira, proporcionando uma superfície lisa e brilhante. O stain, por sua vez, tem baixa formação de película. Ele penetra nos veios da madeira, mantendo toda a textura e a beleza natural da superfície.

O verniz copal, por exemplo, pode ser aplicado em pisos ou rodapés e deixa as superfícies levemente brilhantes. Já o verniz marítimo, criado para projetos náuticos, torna a superfície mais resistente e durável, evitando que a água penetre no interior da embarcação.

Stain: Solução contra os efeitos do sol e da chuva em peças de madeira. O Stain é um produto conhecido como impregnante que penetra nos veios da madeira formando uma película de proteção por toda a peça. Essa película assegura que o produto não perca sua efetividade com o passar do tempo.

Entre os vários tipos de vernizes disponíveis hoje em dia no mercado especializado em proteção para madeira, quando se fala em proteção para madeira em áreas externas contra sol forte e chuvas intensas, o Verniz Premium Solare é um dos mais indicados.

A superfície a ser envernizada deve estar, preferencialmente, entre 21°C e 27°C e nunca abaixo de 15°C. Calor é necessário para o verniz fluir adequadamente e facilitar a aplicação; o verniz em si deve estar nesta faixa de temperatura indicada para a madeira.

São indicadas seis horas de secagem entre as demãos. E mais um detalhe: em relação ao Verniz, o Stain tem manutenção mais simples, pois pode ser reaplicado após uma simples limpeza que remova partículas de pó, sem a necessidade de lixamento.

Já para pintar novamente sobre verniz, deve-se lixar com lixa 150, remover partes soltas e o pó, e depois prosseguir para as demãos do produto, respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos e as proporções de diluição. Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento.

Por sua vez, o acetinado tem um brilho sutil, sendo um intermediário entre o fosco e o brilhante. Por fim, o verniz com acabamento brilhante possui a maior intensidade de brilho. Ele é perfeito para quem quer destacar as superfícies de madeira de casa. Alguns produtos podem estar disponíveis nas três versões.

2 - Antes de aplicar verniz na madeira, deverá lixar a superfície para se certificar de que fica perfeitamente lisa e livre de qualquer verniz aplicado anteriormente, se for este o caso. Além disso, é conveniente limpar a madeira para eliminar qualquer sujeira que possa ter.

cinco anos

Stain tonalizante: tinge as fibras da madeira de tons como ipê, mogno e nogueira, sem, contudo, esconder os veios. Proporciona boa proteção contra umidade e bloqueia parte dos raios UV. Dura entre quatro e cinco anos quando exposto ao tempo.

Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com filtro solar duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla. De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto.

Teca

A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade. Possui um conservante natural resistindo à ação dos insetos, cupim etc.

Qual é a duração do verniz marítimo? O verniz marítimo tem uma duração média de 2 anos, mas isso pode variar de acordo com o tipo de produto utilizado, bem como com as condições climáticas da região onde ele foi aplicado.

A especialista explica que o verniz marítimo é indicado para superfícies de madeira (aplainadas, lixadas ou rústicas) em contato com a água ou maresia, utilizadas em portas, portões, janelas, beirais, forros, estruturas de telhado, terraços e móveis externos.