Qual o verdadeiro símbolo do Natal?

Perguntado por: ugarcia2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O pinheiro é um dos principais símbolos do natal, representando a árvore natalina. Sua decoração recebe bolas, fitas, luzes e outros enfeites. Essa espécie foi escolhida porque consegue manter suas folhas verdes mesmo durante o inverno.

Conheça o significado dos principais símbolos do Natal — cada pequeno objeto expressa um sentido milenar. No final do ano, alguns símbolos típicos do Natal enfeitam as casas de grande parte do mundo. Árvores de Natal, sinos, guirlandas, presépios, papais noéis e renas são encontrados até mesmo nas ruas e nos shoppings.

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

O nascimento de Cristo é contado na Bíblia
José, um carpinteiro, levou sua esposa, Maria, à cidade de Belém, a fim de participar de um censo. Maria estava “grávida”, prestes a milagrosamente dar à luz a Jesus Cristo, o filho de Deus (ver Lucas 2:1–6).

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco” (Mt 1:23). Os evangelhos de Mateus e de Lucas contam como foi o nascimento de Jesus.

O nascimento de Jesus
A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro.

O pinheiro é um dos principais símbolos do natal, representando a árvore natalina. Sua decoração recebe bolas, fitas, luzes e outros enfeites. Essa espécie foi escolhida porque consegue manter suas folhas verdes mesmo durante o inverno.

A árvore de de Natal era a árvore da vida. As antigas culturas pagãs cultuavam as árvores sagradas como verdadeiras patriarcas, como entidades de grande sabedoria, pois as ávores viviam por muitos anos. A árvore também possui significado de estabilidadde, força, união e alimentos.

A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.

Gente, o Natal é uma época recheada de tradições e significados muito especiais, né? E a estrela de Natal é um exemplo, esse enfeite representa a estrela de Belém guiando os três reis magos ao lugar do nascimento de Jesus Cristo!

Tão comuns no Natal, as pinhas simbolizam a união familiar, a esperança e a imortalidade. Para os povos antigos simbolizam ainda a elevação espiritual e, por isso, são colocadas nas entradas das casas.

As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.

Você está em dúvida com que roupa passar o Natal? Claro que há várias opções literais, como vermelho, verde ou as duas cores juntas. Mas se não quiser associar sua imagem à figura do Papai-Noel ou a uma árvore de Natal, nada melhor do que apostar no pretinho básico. Ou cores neutras, como cinza-escuro.

A cor da neve aparece como tradição principalmente no hemisfério norte, mas possui um significado único em todo mundo. O branco é a cor da paz e pureza e pode compor looks para o Natal que podem ser usados durante todo o ano.

A ideia de combinar peças de tons diferentes e contrastantes em um mesmo look está em alta e você pode usar as cores que combinam com o Natal para compor produções: vermelho e rosa combinam superbem, enquanto o verde e o laranja iluminam o visual.

Thomas Edison

Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada elétrica funcional, foi também o criador do primeiro cordão de luzes elétricas. Na altura do Natal de 1880, Edison pendurou essa grinalda no exterior do seu laboratório e os transeuntes viram as primeiras decorações natalícias iluminadas.

Origem da árvore de Natal
Mas apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. Historiadores atribuem essa tradição à Martinho Lutero. Os germânicos, nessa época, tinham o hábito de decorar as casas com pirâmides de madeira e folhas de árvores.

Segundo a tradição católica, o dia ideal para montar a sua árvore de natal é no primeiro domingo do Advento. Se você não está familiarizado com este nome, não se preocupe que vamos explicar! É assim que os católicos chamam as quatro semanas antes do Natal. Em 2022, essa data caiu no dia 27 de novembro do ano de 2022.