Qual o verdadeiro significado do samurai?

Perguntado por: lescobar3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O termo “samurai” significa “servir e seguir o senhor”. Os samurais lutavam de mãos vazias e eram ótimos cavaleiros com arco e flecha e lanças, mas o mais famoso símbolo samurai e motivo de honra: é a espada.

Os samurais também absorveram e adotaram em meio ao seu código premissas vindas do xintoísmo, como por exemplo a lealdade e o patriotismo, além da reverência aos antepassados, o chamado "culto aos ancestrais".

DOMÍNIO DE SI MESMO – “Não dá sinais de alegria, nem tristeza”, era a frase comum dos Samurais, para designar uma pessoa de caráter enérgico.

As principais virtudes do Bushido são Justiça ( GI ), Coragem ( YUU ), Benevolência ( JIN ), Educação ( REI ), Sinceridade ( MAKOTO ), Honra ( MEIYO ) e Lealdade ( CHUUGI ).

O termo "samurai", traduzido do japonês significa "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com lealdade e empenho. Em troca disso recebiam privilégios, como terras e/ou pagamentos que geralmente eram efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros).

Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material; simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.

Os samurais seguiam filosofias de valorização da honra, da imagem pública e da coragem, sendo esses valores mais importantes que suas próprias vidas. Por exemplo, o harakiri ou seppuku consistia no suicídio de um samurai após a derrota no campo de batalha ou desonra, ou seja, o samurai preferia morrer à ser desonrado.

Em 1867, o xogunato foi derrubado por uma revolução comandada pelo imperador Meiji, que retomou o poder do país, provocando muitas mudanças políticas e sociais. Com o fim do feudalismo, os samurais perderam importância. Aí, foram substituídos por um exército nacional e deixaram de existir.

Miyamoto Musashi

Miyamoto Musashi (1584-1645) é o mais famoso samurai da história. Morreu há mais de três séculos e sua trajetória ainda é motivo de debates entre historiadores japoneses. Alguns o consideram um grande herói.

E existe o ikigami, que são deidades humanas. Os kami que mais se assemelha com os deuses segundo o padrão ocidental são as divindades celestiais que residem no Takamagahara (Alto Plano Celestial). Eles são dirigidos por Amaterasu Omikami, a divindade que é venerada no Santuário Ise, o principal santuário Xintoísta.

O Xogunato e os Samurais
O termo Xogum (Bakufu em japonês) faz referência ao regime feudal e também ao título concedido pelo imperador que significava “comandante do exército”. Mais tarde, o termo adquire o significado de "Líder dos Samurais".

Ele era originalmente um método de usar o cabelo para segurar o capacete samurai parado em cima da cabeça durante as batalhas, e tornou-se um símbolo do status na sociedade japonesa.

Um samurai, usava várias armas além da katana, como a wakizashi, outra espada similar, porém com a lâmina mais curta. Essas duas espadas, que juntas chamavam-se “daisho”, eram as armas mais importantes de um samurai e representavam a sua honra e seu poder social e honra pessoal.

10 – Samurai não era só de elite
O Japão antigo tinha três tipos de guerreiros, os samurais, os ashigaru e os ji-samurai. Esses últimos eram samurais em tempo parcial, trabalhando como agricultores no resto do ano.

Entre os séculos 12 e 19, famílias de guerreiros formavam os soldados de elite do Japão – o treino começava aos 3 anos de idade. Os samurais surgiram durante a consolidação do sistema feudal do país e experimentaram o auge no século 15, quando o arquipélago tinha 260 pequenos estados rivais.

Código de honra é o nome dado ao seu conjunto de valores inegociáveis. Isto é, os valores éticos e morais que estarão com você independente da situação, seja no âmbito profissional, pessoal e familiar. É primordial nos atermos a esse código de honra quando buscamos alcançar alguma meta ou objetivo.

Na verdade, os guerreiros da era medieval japonesa têm mais em comum do que se possa imaginar. Ambos foram guerreiros do Japão feudal. “Os ninjas eram a classe mais popular, os samurais pertenciam à classe aristocrática, mais elitizada”, explica Jefferson Flausino, Dojo-Cho oficial da Genbukan Jiriki Dojo no Brasil.

Tatuagem samurai: o seu significado geral. Quando se trata de pensar sobre o significado das tattoos de samurai, podemos dizer que se tratava de um símbolo da coragem masculina. Além disso, também tem o significado de honra e justiça. É um dos maiores ícones encontrados na hierarquia japonesa.

Essa curvatura é obtida durante o processo de resfriamento, quando a lâmina, ainda incandescente, é mergulhada em água ou óleo. É a súbita mudança de temperatura que contrai a parte de trás e expande a da frente, abandonando o formato reto para ganhar um arco sutil na parte do gume.

Kendô

Kendô literamente significa "caminho da espada" em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu.

Jiu - Jitsu

Eram os guerreiros japoneses quem praticavam o Jiu - Jitsu, também conhecidos por Samurais, sendo que haviam vários estilos desta luta.