Qual o verdadeiro significado do Natal para os cristãos?

Perguntado por: eoliveira3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

É a festa em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

Na cultura cristã, a festa relembra o nascimento de Jesus Cristo em Belém, na atual Cisjordânia. Em alguns locais, as comemorações do Natal estão cada vez mais secularizadas, isto é, estão perdendo o sentido cristão originário e transformando-se em uma celebração à fraternidade e à união entre as pessoas.

O nascimento de Jesus
A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro.

Natal na Bíblia. Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

Que neste Natal não esqueçamos do seu verdadeiro significado: a celebração do nascimento do menino Jesus. O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no Papai Noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único Salvador!

Os historiadores têm informações precisas de que na época, quando o Império Romano estava se convertendo oficialmente ao cristianismo, tanto os que acreditavam em Jesus quanto os pagãos – que acreditavam em vários deuses – celebravam no mesmo dia: 25 de dezembro.

Devemos celebrar a paz, a saúde, o amor, a justiça, a fraternidade, a bondade, o compartilhamento e a empatia. Acreditar em Papai Noel e crer no nascimento de Jesus faz parte da esperança, da crença (independente de qual seja), das relações humanas e de uma esperança que não podemos perder.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Acredita-se que esta tradição foi lançada em 1419 pelos padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles começaram a decorar uma árvore todos os anos com lebkuchen, maçãs, frutas, nozes e frutas. Mas apenas no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a árvore de Natal e comerem o que caia dela.

Significado do Papai Noel
O "bom velhinho", gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus. Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar.

O verdadeiro espírito natalino é limpar o coração e amar o próximo — perdoar quem te fez mal, ajudar quem você detesta, evitar falar mal dos outros, não invejar a vida alheia, curar as mágoas, ultrapassar os ressentimentos, encontrar paz e amor dentro de você, ser tolerante.

Com o crescimento do Cristianismo, sobretudo a partir do século IV, acredita-se que o dia 25 de dezembro foi ressignificado como o nascimento de Cristo para enfraquecer as comemorações pagãs e conquistar fiéis para o cristianismo.

O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro.

Salmo 97 - Natal de Nosso Senhor - YouTube.

23 aEis que a bvirgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de cEmanuel, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 E não a conheceu até que ela deu à luz o seu filho, o aprimogênito; e chamou-o pelo nome de Jesus.

Aprenda a ser luz no Natal
O melhor presente a ser ofertado é a mudança de suas atitudes e a conversão permanente do seu coração. Gestos de amor brilham na eternidade. Neste tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento do Senhor, somos convidados a sermos luz.

O verdadeiro espírito e valores do Natal traz sentimentos como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade e a simplicidade. Não acontece nas cores e brilhos externos, mas no interior de cada um.

O verdadeiro sentido do Natal reside na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O mistério natalino é que o Criador do mundo visitou sua criação na condição de criatura. Para os que creem, Jesus é Deus feito homem. Muitos não-cristãos também vivem o Natal.

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...