Qual o verdadeiro significado do Bom Samaritano?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses. Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém.

pessoa que manifeste verdadeiro interesse em uma mudança de vida. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.. - Lucas 10:33.

Os sacerdotes eram os ministros da adoração em Israel. Eles desempenhavam várias funções como intermediários entre Deus e os homens. Os levitas, por sua vez, eram os seus auxiliares dos sacerdotes. O samaritano é descrito por Jesus como aquele que fez o que deveria ser feito.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

Elas são parecidas com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos. Se usadas de uma forma lúdica, se tornam uma ferramenta eficaz nessa missão, e suas lições de moral podem ser experimentadas pela família toda no dia a dia.

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, Ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

Não, este terceiro personagem, não judeu, não religioso, é que prestou socorro. O “bom” samaritano socorreu a vítima que bem podia ser um sacerdote, levita, grego, galileu, ou o próprio Jesus; e o fez definitivamente, levando-a a uma estalagem e se responsabilizando pelos custos.

O samaritano não se dá bem com os judeus, mas foi ele quem viu aquele homem prostrado e foi movido de compaixão. Compaixão não é pena nem dó, compaixão é sentir amor, paixão, sentir o que o outro está sentindo.

1. [ Religião ] Indivíduo da tribo de Levi, a cujo cargo estava o serviço do templo de Jerusalém.

Na parábola de jesus fala sobre um homem que descia de Jerusalém a Jericó no caminho foi enquadrado por ladrãos que o roubaram eo bateram depois disso descia pelo mesmo caminho dois homens e não ajudaram eo bom samaritano ajudou o hamen que estava em sua frente.

Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.

O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Uma parábola
O Salvador ensinou que, para herdar a vida eterna, precisamos amar a Deus de todo o nosso coração e amar nosso próximo como a nós mesmos (ver Lucas 10:27).

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

Os judeus e os samaritanos não se davam bem. Mas o samaritano viu o homem e ficou com pena dele, por isso cuidou de seus ferimentos e o vestiu. O samaritano levou o homem a uma estalagem e cuidou dele até o dia seguinte. Quando o samaritano teve que partir, deu dinheiro ao estalajadeiro para que cuidasse do homem.

O homem descia, diz a parábola. Figurativamente, equivale a dizer que, na sua intimidade, abandonou a condição de ligação íntima com Deus na busca de interesses puramente materiais. Jerusalém representa, na parábola, tudo aquilo que diz respeito ao Espírito e seu crescimento: a moral, a ética, o amor.

Relatada apenas no livro de Lucas (10, 25-37), a parábola é narrada por Jesus, com o intuito de mostrar que a piedade é um sentimento muito importante; de fato, a figura do 'bom samaritano' passou a identificar na cultura ocidental uma pessoa generosa e disposta a ajudar os que necessitam.

A solicitude do samaritano para com o homem estendido no caminho brotou de um sentimento de compaixão que se traduziu numa generosidade extraordinária.