Qual o verdadeiro significado da palavra gospel?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

O nome, “GOSPEL” vem de “GOD SPELL” que, ao pé da letra, quer dizer, “Deus soletra”, mas tem um contexto bíblico que são as “Boas novas”, o evangelho que deve ser levado a todas as pessoas e também significa levar a boa notícia da vinda de Cristo ao mundo.

Origens. Thomas A. Dorsey (1899-1993), compositor de sucesso tipo There Will Be Peace in the Valley, é considerado por muitos, O Pai da Música gospel. No início de sua carreira ele era um importante pianista de Blues, conhecido aliás por Geórgia Tom.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

“A primeira gravação de uma música evangélica ocorreu em 1901, em São Paulo, pelo cantor José Celestino de Aguiar, antes mesmo de uma gravação secular. Na ocasião ele gravou a música Se nos Cega o Sol Ardente.

No Brasil, a música gospel chegou pelos missionários batistas e presbiterianos vindos dos Estados Unidos no século XX. As igrejas brasileiras passaram a traduzir as canções americanas e muitas dessas músicas fazem parte do hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã.

A Bíblia diz em Êxodo 15:1 “Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.” Uma das formas de louvar a Deus é através da música.

A música gospel é conhecida como um ritmo e um estilo musical religioso de grupos cristãos. O termo também é utilizado para fazer referência a músicas evangélicas. Presente principalmente em cerimônias religiosas, costuma ter como tema principal a adoração a Deus, a Cristo ou ao Espírito Santo.

Durante o Antigo Egito e nas civilizações Maia e Asteca, como parte dos rituais de louvor aos seus deuses, o sacrifício de seres humanos era bastante comum nos cultos de adoração. Atualmente, os louvores continuam significando demonstrações de reverência e amor à Deus, entre os membros de uma doutrina religiosa.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

5 As religiões evangélicas chamadas de não-pentecostais ou históricas compreendem, no Brasil, sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana.

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.